MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
647 Pin CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de Ricardo Clamouse Brown
Datação:
1851 d.C.
Suporte:
Papel colado em tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 35,5; largura: 25,5;
Descrição:
Retrato de Ricardo Clamouse Brown representado de corpo inteiro, sentado, de perna cruzada, em posição frontal e ligeiramente reclinado para trás. Apoia o braço esquerdo numa mesa tendo a respectiva mão encostada ao rosto e o braço direito apoiado no braço da cadeira. Traja casaca e calça pretas que contrastam com a camisa e colete branco e segura na mão direita chapéu alto e luvas. O enquadramento do retrato, um espaço interior de habitação particular, revela-nos aspectos da vivência do personagem: uma sala limitada à esquerda por uma coluna que acompanha quase toda a face esquerda do limite do quadro; numa parede de fundo, iluminada pelo lado esquerdo (por trás da coluna), está suspenso um quadro que parece ser um desenho ou gravura; junto ao retratado, parcialmente visíveis e à direita da composição, uma mesa sobre a qual está pousado um livro, e um baú com a tampa aberta de onde saem rolos de papel; completa o mobiliário a cadeira de braços onde Ricardo Browne está sentado. Esta obra tem a particularidade de ser feita em pinceladas rápidas, mais largas e visíveis do que é habitual em outros retratos realizados pelo pintor, conferindo a este um carácter de estudo preparatório para uma obra futura.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
Obra adquirida pelo Museu Municipal a António José da Costa, em 1890. O mesmo informou que a obra lhe tinha sido oferecida por um amigo, o Sr. Sousa Fernandes (fotógrafo), não lhe conhecendo outra origem. (Livro de Próprias n.º 3 do Museu Municipal - of.º 33 e 34b). A obra foi incluída no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
Iconografia e Heráldica

Tipo

Descrição

Imagem

Iconografia

Ricardo Clamouse Browne era filho de Manuel Clamouse Browne, opulento proprietário e negociante de vinho do Porto, e de Maria Felicidade do Couto Browne, poetisa. Os biógrafos de Camilo Castelo Branco referem sempre o conflito entre o escritor e o filho mais novo da poetisa, Ricardo Browne, motivado pela proximidade entre Camilo e Maria Felicidade. A contenda com Camilo foi o facto que o tornou mais conhecido. No seu tempo, ficou célebre pelos bailes e festas que dava em sua casa. Foi sendo descrito como um "árbitro da elegância", ditando a moda na cidade. Poeta e músico, foi também grande viajante e diplomata. Um dos biógrafos refere que morreu na Foz do Douro em Agosto de 1900.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica