MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, December 07, 2021    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
10 Pin CMP/ MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Auto-retrato de Augusto Roquemont
Date / Period:
1828 A.D - 1829 A.D
Holder:
Tela
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 41,7; width: 34,7;
Description:
Retrato executado no começo da vida artística do pintor, com cerca de vinte e quatro anos, logo após a chegada a Portugal. A figura está representada em busto, o corpo virado a 3/4 para a direita e a cabeça e o olhar voltados para o observador. Seguindo uma figuração característica do retrato romântico, o rosto e a gola branca da camisa contrastam com o negro do fundo do quadro, do casaco e da cabeleira farta.
Incorporation:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origin / History:
Legado em 1852 por A. Roquemont ao conde de Arronchela, pertenceu posteriormente ao Conde da Azenha, depois a sua irmã, a Condessa de Basto a quem Francisco José de Rezende o comprou. F. J. Rezende exibiu-o em 1887 na Casa Havaneza, no Porto, e em 1890, na Loja de António Moreira Cabral, também no Porto, após ter sofrido uma beneficiação de limpeza e restauro. A obra foi doada ao Museu Municipal ("Lego em vida") em 1890. Incluída no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits