MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
1148 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Paisagem (estudo)
Datação:
1877 d.C. - 1878 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 24,7; largura: 39,2;
Descrição:
Trecho de paisagem constituído por um espaço aberto de terra e céu onde se inscrevem dois troncos de árvores parcelarmente representados e que preenchem a metade esquerda da composição. As tonalidades de verde e ocre que constituem a representação da terra, num plano muito próximo do observador, ocupam cerca da terça parte inferior do quadro e estão trabalhados em pinceladas rápidas e espessas. Nos dois terços restantes está representado o céu, em tonalidade de azul, onde sobressaem os brancos das núvens fortemente iluminadas. A ramagem das árvores visível está tratada em pinceladas rápidas e vibrantes, em contraste com a espessura da tinta aplicada nos troncos. A particularidade mais assinalável nesta obra é o facto de o pintor representar uma parcela do campo visual, como um instantâneo fotográfico que propõe novos enquadramentos.
Incorporação:
Legado - Legado ao Museu Nacional de Soares dos Reis por Berta Pinto dos Santos Villares.
Origem / Historial:
Segundo indicação inscrita em papel colado no verso, esta obra é um "Esboço feito em Roma por António Carvalho da Silva Porto". Em etiqueta colada no verso: "comprado no ano de mil novecentos e dezassete no leilão de quadros de Cherubino Lagoa". Faz parte do Legado de Berta Pinto dos Santos Villares, feito a favor do Museu Nacional de Soares dos Reis, em 1962: "Deixo e lego ao Museu Nacional de Soares dos Reis, desta cidade, todos os meus quadros a óleo, aguarelas, desenhos, pastas com águas fortes e gravuras, assim como o retrato a óleo do meu marido que, em vida, tanto amou a Arte e a Ciência".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica