MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de fevereiro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
112 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
As margens do Oise, em Auvers (Seine-et-Oise)
Datação:
1876 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 75; largura: 131,5;
Descrição:
Paisagem campestre representando o rio Oise. O arvoredo, denso e irregular, estende-se ao longo de ambas as margens reflectindo-se na água. Ao centro, em primeiro plano, numa clareira com vegetação baixa, duas mulheres, ajoelhadas e inclinadas para o rio, lavam roupa. À esquerda do quadro, sobre uma pequena elevação, numa zona escurecida pela sombra, há uma carroça estacionada.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origem / Historial:
Quadro remetido de Paris à Academia Portuense de Belas Artes, como prova de pensionista, referente ao ano de 1876. Apresentada no Salon de Paris, em 1876: no respetivo catálogo consta com o n.º 1679: "Les bords de l'Oise, à Auvers (Seine-et-Oise)". Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis. Integrada no Museu da Academia enquanto prova de pensionista: por disposições regulamentares as provas de pensionistas apresentadas à Academia eram incorporadas no Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica