MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 24 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
978 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Cena de Aldeia
Datação:
1842 d.C. - 1892 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 18,2; largura: 21,8;
Descrição:
Ao centro em primeiro plano, dois pares, um de frente e outro de costas, dançam ao som da música de um violino que o tocador, de pé, ao lado esquerdo toca. Vestem trajes típicos do norte do país. Os homens com jaquetas coloridas e camisa branca de mangas tufadas; as mulheres com corpetes justos, saias amplas e tamancas pretas, ostentam grandes arrecadas e colares em ouro. Junto ao tocador de violino há um cego sentado sobre uma pedra, segurando um varapau e com o chapéu aos pés (pedindo esmola ?). No plano seguinte à direita, mais duas mulheres jovens, uma delas batendo palmas e a outra falando com uma menina. Por trás, um terceiro par a conversar. Ao fundo, num plano distante, está esboçada uma multidão.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Fundo João Chagas
Origem / Historial:
Aquisição em 1951 realizada através do Fundo João Chagas. Este fundo resultou de uma doação ao Estado feita em 1941 por Maria Teresa Chagas, em memória de seu marido, João Pinheiro Chagas. Consistiu no rendimento líquido de um prédio no Estoril que passaria a ser destinado à aquisição de obras de arte e melhoramentos em benefício do Museu Nacional de Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica