MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
253 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Amai-vos uns aos outros
Local de Execução:
Porto
Datação:
1878 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 148; largura: 180;
Descrição:
Cena de interior com duas figuras conversando. Em primeiro plano uma mulher jovem, sentada, levemente reclinada e virada de perfil para o lado direito. Tem o cabelo claro e longo, enrolado lateralmente. Traja um vestido verde seco com punhos de pregas e remate de renda branca, sob colete rosa. Tem uma sombrinha encostada à perna direita e no regaço um livro aberto sobre o qual pousa a mão esquerda; a direita ergue-se com o indicador esticado. À direita da composição num plano ligeiramente mais recuado uma mulher de idade avançada, também sentada, está representada de perfil, virada para o lado esquerdo. Tem a cabeça cingida por um lenço branco sob o qual é visível o cabelo também branco. Veste camisa branca e um xaile verde escuro cruzado sobre o peito. Veste uma saia ampla castanha e avental riscado. No colo tem uma roca sobre a qual pousa as mãos cruzadas. A seu lado, no canto inferior direito está uma dobadoura. Por trás há um móvel onde estão pousados um fuso e um recipiente de barro com hortaliças. Ao fundo, suspensos na parede, vários apetrechos de cozinha em barro e em metal como canecas, cabaças e conchas.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).
Origem / Historial:
Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica