MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 9 de dezembro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
495 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Auto-retrato de João António Correia
Datação:
1840 d.C. - 1863 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 41,5; largura: 29,8;
Descrição:
Retrato de João António Correia. Sobre um fundo neutro de cromatismo homogéneo, está representado em busto, com o corpo voltado para a esquerda, a cabeça voltada a 3/4 para o mesmo lado e o olhar dirigido para o observador. Nesta representação de homem jovem, com cabelo, bigode e barba castanho escuro, sobressai o rosto iluminado. Sob um casaco preto salienta-se a camisa branca com o colarinho cingido ao pescoço; sobre o ombro esquerdo está apoiado um tecido grosso franzido e de tonalidade castanha, tratado em pinceladas diagonais e curvas que conferem à composição um certo dinamismo.
Incorporação:
Doação - Oferecido ao Museu pelo Dr. José de Figueiredo
Origem / Historial:
Comprado no leilão do espólio de João António Corrêa em 1897 (conforme inscrições no reverso da peça, na grade: "Comprado no leilão do espólio de João A. Corrêa"; "A indicação da compra no leilão, em 1897, é de Araújo, dono da papelaria Araújo do Largo de S. Domingos, no Porto, que foi quem (?) ofereceu./ José de Figueiredo - Lisboa 1908".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica