MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
1614
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Epigrafia
Denominação:
Ara epigrafada
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Quinta de S. Domingos - Pousafoles do Bispo - Sabugal.
Centro de Fabrico:
Oficina Regional Epigráfica.
Datação:
II d.C.
Matéria:
Granito.
Dimensões (cm):
altura: 53,5; largura: 28,5;
Descrição:
Ara em granito de grão grosseiro, bastante erosiada. Tem moldura simples, com soco e cornija salientes. Tanto a base como o capitel foram desbastados aquando do seu reaproveitamento. Apresenta do lado esquerdo do capitel uma concavidade (tipo escória) que, se não admitirmos a possibilidade de estar inacabada, terá sido feita aquando do reaproveitamento , a não ser assim, teria capitel exageramente alto. Restos de massa do lado direito e, principalmente do lado esquerdo. Dimensões: 15 X 24(?) X 20 22,5 X 20 X 17,5 16 X 24(?) X 23 Campo epigráfico: 22,5 X 20. LAEPO / V(otum). S(olvit). / BASSV / S VIRIA / TI. F(ilius). Basso, filho de Viriato, cumpriu o voto a Lepo. Altura das letras muito irregular: I 1:3,6/4,5, aumentando de L a P (O=3); 1.2: V=3,2 e S=3,7; 1.3:4/4,7, aumentando de B a V; 1.4:3,7/3, diminuindo de S a I, (A=4); 1.5:3,2. Espaços (irregulares):1:O; 2:2 em V e 1 em S; 3:0,5 em A, e 1,5 em V; 4: o,7; 5:1,2/0 (a base do A fica ao mesmo nivel que o topo das letras da ultima linha); 6:0. A ordinatio, bastante deficiente, parece poder atribuir-se a dois momentos diferentes: 1º - inicialmente a gravação do teónimo, seguida de imediato da fórmula dedicatória. 2º - a gravação posterior da identificação do dedicante. De facto e mais vulgar o formulário da dedicatória aparecer no final do texto, pelo que, neste caso, talvez o monumento tivesse já gravadas as duas primeiras linhas enquanto se esperava um comprador - o que vem confirmar a existência de uma oficina local, pois só assim se compreende que, depois de se ter tido a preocupação de colocar a fórmula segundo um eixo de simetria, não se tenha procedido de igual modo com o resto do texto, nitidamente alinhado à esquerda. Não se obedeceu à divisão silábica (I.3/4). Ductus muito irregular; os SS são esguios e inclinados para a direita; o O redondo, é bastante mais pequeno que as letras anteriores; o B tem a pança inferior mais pequena. S é vulgar E=II, já e o mesmo se não pode dizer de F= I. Como Bassus é vulgar entre os cognomina latinos, e Viriatus é cognome próprio da região "Lusitana" estamos perante mais um caso de romanização da população indigena.
Incorporação:
Doação - Andrade Pissarra.
Proveniência:
Quinta de S. Domingos. Quinta de S. Domingos situada no sopé do castro do Cabeço das Fráguas.
Origem / Historial:
Doação de Andrade Pissarra, proprietário da Quinta de S. Domingos - Pousafoles do Bispo - sabugal, onde se encontrava a ara. De notar que esta quinta fica situada no sopé do Cabeço das Fráguas onde existe uma inscrição rupestre e os vestigíos de um castro. É provavel que aí tenha existido uma oficina epigráfica. Desenhada em 14 de Junho de 2006 para o projecto de Investigação do Cabeço das Fráguas (Guarda). Projecto realizado pelo Instituto Arqueológico Alemão em colaboração com a Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal da Guarda. Projecto desenvolvido de 12 a 23 de Junho de 2006. Fotografada a 2 de Abril de 2007 pelo Instituto Arqueológico Alemão de Madrid.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica