MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu dos Biscainhos
N.º de Inventário:
3630 MB
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
LEQUE
Local de Execução:
Europa.
Centro de Fabrico:
Europa.
Datação:
1804 d.C. - 1815 d.C. - Presumivelmente, Período Império.
Matéria:
Armação:madeira escurecida, gravada e dourada; fitilho de tecido de seda de cor negra, metal de liga pobre, madrepérola.
Dimensões (cm):
altura: 17,7 (inclui argola); largura: 25; comprimento: Varetas/guardas 16,2;
Descrição:
Leque "brisé" que apresenta um ângulo de abertura de cerca de 155º, constituído por treze varetas, das quais duas com função de guardas, em madeira escurecida a negro (?), reunidas superiormente por fitilho de tecido de seda preta e, inferiormente, por rebite metálico com um aro em madrepérola, que suspende uma argola metálica dourada em formato de cunha invertida com recorte contra curvado e superfície exterior com ornamentação incisa. Anverso: as varas são recortadas inferiormente e arredontadas no topo, produzidas em madeira gravada e dourada com decoração de motivos florais, vegetalistas e geométricos estilizados que se alternam entre as lâminas. Presentemente, a face exterior das duas guardas apresenta-se sem o avivamento dourado, desconhecendo-se se, por conceção original ou por desgaste decorrente de uso. Reverso: na zona central do objecto insere-se uma decoração gravada e dourada sobre o fundo escuro da madeira, representando um cesto de flores pendentes. A gramática decorativa e as dimensões do exemplar em foco são tipicas do período Império, em que estes adereços se caracterizaram por um formato diminuto. Em Portugal, o tamanho destes objetos explicará a designação de "Marotinhos" com que foram identificados na época em que estiveram na moda, cerca de 1804-1815. A Condessa dos Arcos, Dona Barbara da Silva Teles que viveu entre 1782 e1841 fez-se retratar no início do século XIX em pintura a óleo sobre tela ostentando um exemplar similar ao da colecção do Museu dos Biscainhos. A peça obtém uma especial beleza pelo contraste do dourado intenso sobre o negro do fundo. Glossário| "Brisé"| Palavra francesa para o modelo designado aberto ou quebrado em português, em que as lâminas ou varetas são independentes umas das outras e sustentadas na parte superior por uma fita. Anverso| Face principal do leque. Reverso| Face secundária do leque.
Incorporação:
Doação - Doação da Senhora Dona Maria Delfina Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso.
Origem / Historial:
Embora não nos encontremos na posse de documentação comprovativa da proveniência do espólio doado ao museu pela Senhora Dona Maria Delfina Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso, presume-se que o presente leque poderá ter pertencido a familiares da doadora dentro da funcionalidade e do período da datação.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica