MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu dos Biscainhos
N.º de Inventário:
3636 MB
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
LEQUE
Local de Execução:
Europa.
Centro de Fabrico:
Europa.
Datação:
1825 d.C. - 1835 d.C. - Romantismo
Matéria:
Armação: marfim ou osso (?) recortado, perfurado e gravado; embutidos de "piqué" prateado; fitilho de seda; liga de metal pobre.
Dimensões (cm):
altura: 21; largura: 38; comprimento: Varetas/guardas 21;
Descrição:
Leque “brisé” constituído por uma armação de dezassete varetas e de duas guardas, em marfim recortado, perfurado, gravado e vazado, reunidas superiormente por fitilho de tecido de seda cor-de-pérola e, inferiormente, por rebite metálico com aros de remate em marfim. Anverso: o conjunto das varas na posição de abertura organiza uma composição em sectores; acima do fitilho que se alterna com rosetas de "piqué" prateado, as lamelas são rematadas em formato triângular recortado com motivos ondulantes; na área média, acompanhando a forma de semicírculo, define-se um campo delimitado superior e inferiormente por tarja com enrolamentos vegetalistas e que desenha três medalhões perfurados, debruados de “piqué” prateado e entremeados da tipologia de rosetas mencionadas, o central de maior destaque e dimensões enquadra duas aves emplumadas, rampantes e simétricas, ladeando um vaso central, entre decoração vegetalista, e os laterais de formato oval contêm flor estilizada no interior de canastrado ou rede losangular. O colo apresenta varas de perfil recortado e um duplo anel de embutidos metálicos já referidos, alternando com filetes de perlado. As guardas com um desenvolvimento verticalizado, definem uma decoração com um elemento oval e enrolamentos fitomórficos e vegetais estilizados com uma bordadura de “piqué” prateado. Reverso: a face lisa sem tratamento decorativo. Este exemplar com um belo efeito de rendilhado apresenta características do estilo Império, nomeadamente, um campo marcadamente maior do que o colo, tratamento ornamental não figurativo, mas com dimensões que apontam para um período de transição a que se associa o remate superior das varas em recorte triangular característica que surgiu em alguns exemplares europeus na transição do segundo para o terceiro quartel do século XIX, associada ao início do Romantismo. Glossário|| Anverso| Face principal do leque. "Brisé"| Palavra francesa para o modelo designado de aberto ou quebrado em português, e que identifica o formato constituído exclusivamente por lâminas ou varetas sem a presença de uma folha de união. Colo| Àrea inferior das varetas. Guardas| As duas varetas localizadas nas extremidades da armação. "Piqué"| Técnica de inserção a quente de lantejoulas de prata, ouro, aço, marfim, tartaruga, ou osso, entre outros materiais. Reverso| Verso, ou face secundária do leque. Vara (de leque)|Vareta ou lâmina. Varetas| Varas que constituem a armação.
Incorporação:
Doação - Doação da Senhora Dona Maria Delfina Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso.
Origem / Historial:
A peça tendo sido doada pela Senhora Dona Maria Delfina Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso a este museu, e, embora não nos encontremos na posse de documentação comprovativa da proveniência do espólio, presume-se que o presente leque poderá ter pertencido e sido usado por familiares da doadora, dentro da funcionalidade e do período da datação.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica