MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 16 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
162 Des.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Título:
Dança. Nazaré
Local de Execução:
Nazaré
Datação:
1966 d.C.
Suporte:
papel
Técnica:
mista
Dimensões (cm):
altura: 34; largura: 24;
Descrição:
Representa par de figuras com trajo tradicional da Nazaré, descalças e de braços levantados, em posição de dança. A figura feminina veste blusa cor de rosa com enfeites brancos no peito e mangas terminando em folhos (rendas) também brancos, avental azul decorado com motivos florais de várias cores, saia de tons castanhos e verdes, perneiras brancas, lenço verde atado atrás e chapéu preto. Apresenta brincos e, ao pescoço, cordão com crucifixo.A figura masculina veste camisola/camisa e ceroulas aos quadrados; cinta e barrete pretos.
Incorporação:
Legado - Legado de Abílio de Mattos e Silva e de Maria José Salavisa de Mattos e Silva. Despacho da SEC de13/08/1986.
Origem / Historial:
Ilustração realizada por Abílio de Mattos e Silva para ser reproduzida num desdobrável cartonado editado em 1967 pela companhia área portuguesa TAP e oferecida aos seus passageiros, contendo esta ilustração de Abílio, “Dança. Nazaré” e a pauta e letra de “Não vás ao mar, Tónho”. A companhia encomendou ainda à Vista Alegre um serviço de louça, contendo a reprodução da mesma ilustração, para dar a conhecer aos viajantes os usos e costumes portugueses.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica