MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 16 de janeiro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
162 Des.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Título:
Dança. Nazaré
Local de Execução:
Nazaré
Datação:
1966 d.C.
Suporte:
papel
Técnica:
mista
Dimensões (cm):
altura: 34; largura: 24;
Descrição:
Representa par de figuras com trajo tradicional da Nazaré, descalças e de braços levantados, em posição de dança. A figura feminina veste blusa cor de rosa com enfeites brancos no peito e mangas terminando em folhos (rendas) também brancos, avental azul decorado com motivos florais de várias cores, saia de tons castanhos e verdes, perneiras brancas, lenço verde atado atrás e chapéu preto. Apresenta brincos e, ao pescoço, cordão com crucifixo.A figura masculina veste camisola/camisa e ceroulas aos quadrados; cinta e barrete pretos.
Incorporação:
Legado - Legado de Abílio de Mattos e Silva e de Maria José Salavisa de Mattos e Silva. Despacho da SEC de13/08/1986.
Origem / Historial:
Ilustração realizada por Abílio de Mattos e Silva para ser reproduzida num desdobrável cartonado editado em 1967 pela companhia área portuguesa TAP e oferecida aos seus passageiros, contendo esta ilustração de Abílio, “Dança. Nazaré” e a pauta e letra de “Não vás ao mar, Tónho”. A companhia encomendou ainda à Vista Alegre um serviço de louça, contendo a reprodução da mesma ilustração, para dar a conhecer aos viajantes os usos e costumes portugueses.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica