MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 20 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
124 Pint.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Rua da Nazaré
Datação:
1943 d.C.
Suporte:
Papel
Técnica:
Gouache
Dimensões (cm):
altura: 38; largura: 33;
Descrição:
Representação de uma rua da Nazaré, animada pela presença de várias mulheres. Uma veste de negro, surge ao fundo da rua, com um costal à cabeça; outra, em primeiro plano, veste camisa, saia, avental, cachené (lenço) e chapéu e mostra um peixe que segura nas mãos a uma terceira mulher, que está debruçada numa varanda de um primeiro andar. O casario branco define a rua, numa linha diagonal, a partir do canto inferior direito.
Incorporação:
Legado - De Abílio Mattos e Silva e de Maria José Salavisa Mattos e Silva (autor e esposa). Despacho da SEC de 13.08.1989.
Origem / Historial:
Esta pintura insere-se na temática nazarena da obra do pintor. A representação deste trecho urbano surge noutras obras como a pintura deste Museu com o número de inv. 122 Pint. A pintura está reproduzida no álbum "O Trajo da Nazaré" (1970), da autoria de Abílio, contendo texto e ilustrações com a informação reunida pelo artista desde os anos 1930 sobre o traje tradicional da Nazaré. O livro é profusamente ilustrado com desenhos e pinturas, tendo os originais vindo a integrar o Museu Dr. Joaquim Manso por legado do artista, em 1986.
Registos Associados
Património Móvel
imagem
Entidades
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica