MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, October 18, 2021    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Dr. Joaquim Manso
Inventory number:
126 Des.
Supercategory:
Arte
Category:
Desenho
Title:
Casais em trajo de festa
Date / Period:
XX A.D
Holder:
Papel
Technique:
Mista
Measurments (cm):
height: 29,5; width: 20;
Description:
Representação de dois casais em trajo de festa da Nazaré. A mulher do lado esquerdo ergue o braço direito, em posição de conversa; usa lenço, chapéu, blusa, saia e avental de dois folhos, em tons de verde e azul; o homem tem uma flor na orelha esquerda e um cigarro na mão direita e veste barrete, camisola, calças e cinta; toca com a sua mão esquerda no ombro do outro homem. Este, encontra-se de frente, com cigarro na boca e uma flor na sua mão direita; usa indumentária semelhante, mas com camisola axadrezada e cinta verde; a mulher do lado direito apresenta-se de costas, vendo-se um brinco de argola, o lenço, capa, saia e parte do avental. Os homens usam sapatos e as mulheres chinelas.
Incorporation:
Legado - Legado de Abílio de Mattos e Silva e de Maria José Salavisa de Mattos e Silva (autor e esposa). Despacho da SEC de 13/08/1986.
Origin / History:
Obra reproduzida no álbum "O Trajo da Nazaré" (1970), da autoria de Abílio de Mattos e Silva, contendo texto e ilustrações com a informação reunida pelo artista desde os anos 1930 sobre o traje tradicional da Nazaré. O livro é profusamente ilustrado com desenhos e pinturas de Abílio, tendo os originais vindo a integrar o Museu Dr. Joaquim Manso por seu legado, em 1986.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits