MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 24 de janeiro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
121 Pint.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Mulheres da Nazaré
Datação:
XX d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 56; largura: 45;
Descrição:
Cena de praia, composta por um grupo de três mulheres da Nazaré, em primeiro plano, vestidas com trajo de trabalho, rodeando um cabaz com peixe (?). Duas encontram-se de costas para o observador: a da esquerda, inclina a cabeça sobre o peito, veste saia verde, blusa amarela, cachené (lenço) cor-de-rosa e chapéu; a da direita, usa capa e chapéu; a do meio, está voltada para o observador, veste saia e blusa em tons de branco e cinzento, capa e chapéu. Em segundo plano, várias embarcações em tons de azul e verde e pressente-se o início do casario.
Incorporação:
Legado - Abílio de Mattos e Silva e Maria José Salavisa de Mattos e Silva (autor e esposa)
Origem / Historial:
Esta pintura insere-se na temática nazarena da obra do pintor, possivelmente correspondente ao período em que residiu nesta vila (1931-1936). Abílio Leal de Mattos e Silva nasceu no Sardoal em 1 de Abril de 1908. Concluídos os estudos liceais em Coimbra, iniciou o curso de Direito em Lisboa acabando, porém, por optar pela função pública. Fixou-se na Nazaré em 1931, aí permanecendo até 1936. Datam deste período as obras mais antigas; definem a fase em que a sua pintura começa a manifestar-se de forma mais assídua, ao que não será estranho o estimulante convívio com os pintores portugueses e estrangeiros que com ele partilhavam a forte sedução ambiental da vila.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica