MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
121 Pint.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Mulheres da Nazaré
Datação:
XX d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 56; largura: 45;
Descrição:
Cena de praia, composta por um grupo de três mulheres da Nazaré, em primeiro plano, vestidas com trajo de trabalho, rodeando um cabaz com peixe (?). Duas encontram-se de costas para o observador: a da esquerda, inclina a cabeça sobre o peito, veste saia verde, blusa amarela, cachené (lenço) cor-de-rosa e chapéu; a da direita, usa capa e chapéu; a do meio, está voltada para o observador, veste saia e blusa em tons de branco e cinzento, capa e chapéu. Em segundo plano, várias embarcações em tons de azul e verde e pressente-se o início do casario.
Incorporação:
Legado - Abílio de Mattos e Silva e Maria José Salavisa de Mattos e Silva (autor e esposa)
Origem / Historial:
Esta pintura insere-se na temática nazarena da obra do pintor, possivelmente correspondente ao período em que residiu nesta vila (1931-1936). Abílio Leal de Mattos e Silva nasceu no Sardoal em 1 de Abril de 1908. Concluídos os estudos liceais em Coimbra, iniciou o curso de Direito em Lisboa acabando, porém, por optar pela função pública. Fixou-se na Nazaré em 1931, aí permanecendo até 1936. Datam deste período as obras mais antigas; definem a fase em que a sua pintura começa a manifestar-se de forma mais assídua, ao que não será estranho o estimulante convívio com os pintores portugueses e estrangeiros que com ele partilhavam a forte sedução ambiental da vila.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica