MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, March 29, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Dr. Joaquim Manso
Inventory number:
101 Des.
Supercategory:
Arte
Category:
Desenho
Title:
Título desconhecido
Author:
Almada Negreiros, José de
Date / Period:
1933 A.D
Holder:
Papel
Technique:
Tinta da china
Measurments (cm):
height: 33; width: 25,5;
Description:
Numa embarcação a remos, navega um grupo de seis pessoas, constituído por homens, mulheres e crianças, apenas definidos nos seus contornos. A criança debruça-se sobre o barco e apanha um peixe com a mão. Em segundo plano, em terra, algum casario que inclui uma igreja e um farol.
Incorporation:
Doação - Doado por Eng. Pedro Manso Lefèvre, filho de Joaquim Manso.
Origin / History:
Este desenho foi oferecido ao Museu Dr. Joaquim Manso por Pedro Lefèvre, filho de Joaquim Manso, não se conhecendo exactamente o motivo da sua realização ou a razão específica pela qual integrou a colecção do jornalista, que construíra uma casa de veraneio na Nazaré, posteriormente doada ao Estado pelo seu amigo e construtor civil Amadeu Gaudêncio, para aqui se instalar um Museu Etnográfico e Arqueológico da Nazaré. No entanto, o percurso artístico de Almada Negreiros cruza-se diversas vezes com a Nazaré. Entre os frescos pintados para a Gare Marítima de Alcântara (1943-1945), em Lisboa, Almada dedica um painel a “D. Fuas Roupinho, 1º Almirante da Esquadra do Tejo”. Anos antes, em 1939, realizara a capa do programa da primeira “Festa do Mar” na Nazaré. A ligação com Joaquim Manso (1877-1956) expressou-se por uma profícua relação profissional que estreitava a amizade entre ambos. Almada Negreiros colaborou assiduamente no periódico “Diário de Lisboa” (1921), desde o seu primeiro número. São também de Almada as ilustrações para as seguintes publicações de Joaquim Manso: “Fábulas” (1936) e “O Pórtico e a Nave” (1943).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits