MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
93 Des.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Título:
Caricatura do Dr. Armindo Monteiro
Datação:
XX d.C.
Suporte:
papel
Técnica:
tinta da china
Dimensões (cm):
altura: 24,5; largura: 16,5;
Descrição:
Retrato do Dr. Armindo Monteiro, de perfil para o lado esquerdo, destacando-se o olhar carregado e a gravata definida por mancha preta, em contraste com o restante desenho definido por linha preta fina.
Incorporação:
Doação - Doado por Eng. Pedro Manso Lefèvre, filho de Joaquim Manso.
Origem / Historial:
Armindo Rodrigues de Sttau Monteiro (1896-1955), formado em Direito pela Universidade de Lisboa, foi professor universitário, empresário, diplomata e político. Cedo entrou nas lides jornalísticas, com colaboração em vários periódicos, como uma página financeira no “Diário de Notícias”. No Estado Novo, entre 1929 e 1943, foi sucessivamente Secretário de Estado das Finanças, a convite de Salazar, Ministro das Colónias, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Embaixador de Portugal em Londres durante a fase inicial da II Guerra Mundial. Publicou obra apreciável sobre política e administração. Além do “Diário de Notícias”, também colaborou na revista “Portugal Colonial”. Esta caricatura do Dr. Armindo Monteiro fazia parte da coleção do Dr. Joaquim Manso, fundador e diretor do jornal "Diário de Lisboa". Foi publicada neste periódico a 6 setembro de 1924, acompanhando o artigo escrito pelo retratado e intitulado “Notas gerais. A questão monetária nos Açores e a reforma que é necessário fazer-se para que aquele arquipélago viva desafogadamente”. Este foi um número dedicado à viagem de estudo realizada em junho de 1924 aos Açores, por artistas, escritores e intelectuais, a convite do jornal "Correio dos Açores", para visitar o arquipélago e celebrar o nome de Antero de Quental. Foram realizadas várias conferências e leituras, nomeadamente pelo Conde da Nova Goa (D. Luís de Castro), Dr. Armindo Monteiro, Antero de Figueiredo, Dr. Agnelo Casimiro, Dr. Luís de Bettencourt, Dr. Luís de Magalhães, Oldemiro Cesar, entre outros. Da comitiva fazia também parte o Dr. José Leite de Vasconcelos. O Dr. Joaquim Manso pronunciou o discurso de despedida. Várias caricaturas realizadas pelo artista Armando Boaventura, que também integrou o grupo de estudo, faziam parte da coleção do Dr. Joaquim Manso, tendo algumas sido publicadas naquele número do "Diário de Lisboa".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica