MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
91 Pint.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
O Leão
Datação:
1979 d.C.
Suporte:
Platex
Técnica:
Óleo sobre platex
Dimensões (cm):
altura: 61; largura: 40;
Descrição:
Pintura da representação de um homem de pé, descalço, de calças e ceroulas, barrete na cabeça, segurando numa mão um molho de nabos e, na outra, um cajado.
Incorporação:
Compra - Adquirido no estabelecimento do autor
Origem / Historial:
Fortunato da Silva Pimpão (1899-1984), filho do pescador António da Silva Pimpão e de Ana de Jesus, nasceu a 20 de Setembro, na Nazaré. Com 12 anos, iniciou a vida rude de pescador, obtendo cédula marítima em 1914. Pode dizer-se que percorreu a evolução quase que hierárquica de um homem do mar, pois desempenhou todas as funções, desde moço de terra a arrais. Foram 65 anos dedicados ao mar, donde resultou um largo saber prático por todos reconhecido. O seu vigor físico era igualmente notório. Todos os trabalhos difíceis lhe estavam reservados ocupando-se, quer nos remos quer no encalhar da embarcação, das tarefas mais árduas. Mas não foi só pescador. Possui também uma terra de semeadura que ele próprio cultivava e cujos produtos vendia no mercado. A sua figura robusta, a força física e capacidade inesgotável de trabalho estão na origem da alcunha de "Leão" (Museu Dr. Joaquim Manso, 1985).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica