MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 23 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
21 Des.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Título:
O Inverno e o gato
Datação:
XX d.C.
Suporte:
Papel
Técnica:
Técnica mista
Dimensões (cm):
altura: 15,1; largura: 9,7;
Descrição:
Representa uma figura masculina, conhecida por "Inverno", figura característica da Nazaré, encostada a uma parede. Usa fato, chapéu e chapéu-de-chuva debaixo do braço. Perto, um gato sentado.
Incorporação:
Doação - Doado por António Vitorino Laranjo.
Origem / Historial:
O "Inverno" era uma figura típica e de carácter enigmático que todos os anos vinha à Nazaré. Supõe-se que o seu nome próprio fosse José Janardo, provindo de terra incerta, com referências a Alenquer, Cartaxo, Santarém, Serro Ventoso ou Vermelha (Cadaval). Surgia na Nazaré, vindo a banhos, trajando casaco largo e comprido, calças de cotim, chapéu enterrado na cabeça, botas cardadas e o seu inseparável chapéu-de-chuva. Passava os dias em atitude introvertida, deambulando "p'ra norte e p'ra sul" ou sentado nos bancos da Praça Sousa Oliveira. Por nunca abandonar o velho chapéu-de-chuva, ficou conhecido por “Inverno”. O Museu Dr. Joaquim Manso possui várias representações desta figura popular, entre as quais este desenho da autoria de António Vitorino Laranjo.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica