MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1 Pint.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Retrato do Dr. Joaquim Manso
Datação:
1941 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 81; largura: 60;
Descrição:
Busto do Dr. Joaquim Manso, de óculos redondos, fato com colete, camisa branca e gravata. Encontra-se sentado numa cadeira, virado a 3/4 e segura o jornal "Diário de Lisboa" entre os dedos da mão esquerda.
Incorporação:
Doação - Oferta do Benemérito Amadeu Gaudêncio, no processo de organização do Museu.
Origem / Historial:
Nascido a 16 de Novembro de 1877, em Cardigos, concelho de Mação, Joaquim Manso notabilizou-se como escritor, ensaísta e jornalista. Para além de colaborar em diversos jornais, tornou-se redactor principal de "A Pátria". Ocupou este cargo até 1921, ano de fundação do "Diário de Lisboa", de que foi logo director, função que desempenhou durante 35 anos. Muito cedo Joaquim Manso assumiu o desafio literário. De entre os vários livros que publicou, destacam-se: "Pedras para a Construção dum Mundo", "Consciência Nua e Abandonada", "Fábulas" e "Manuel", entre outros. Juntam-se a estes títulos inúmeras conferências. Passava as férias na Nazaré, no edifício onde actualmente se encontra o Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso. Foi sócio correspondente da classe de Letras da Academia das Ciências e professor do Conservatório Nacional, onde regia a cadeira de Literaturas Dramáticas. Faleceu a 10 de Setembro de 1956.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica