MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, August 05, 2020    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Dr. Joaquim Manso
Inventory number:
355 Etn.
Supercategory:
Etnologia
Category:
Traje
Name:
Avental de Festa
Author:
Desconhecido
Production Place:
Nazaré
Date / Period:
XX A.D
Material:
Cetim preto
Measurments (cm):
height: 82; width: 104;
Description:
Avental de tecido preto. Cós franzido, de dois folhos iguais. O primeiro desce do cós e termina com recortes bordados largos e fundos, assim como o segundo. Por cima dos recortes, ramos com flores e folhas bordadas a fio de seda frouxa de várias cores a ponto matiz. As pontas das fitas são também recortadas.
Incorporation:
Doação - Doado por Maria Otília Sales Sousinha.
Provenance:
Nazaré.
Origin / History:
Avental usado pelas mulheres da Nazaré nos dias de festa. Nos momentos de festa, é no avental que se coloca a maior exuberância decorativa e cromática. O tecido é substituído por outro de melhor qualidade – seda ou merino fino –, e os pontos multiplicam-se. Surgem frutos, folhas de videira ou borboletas, mas mais comuns são os motivos florais, delimitando o avental ou, por vezes, preenchendo quase por completo toda a sua frente. Este avental, oferecido ao Museu Dr. Joaquim Manso por Maria Otília Sales Sousinha, em 1975, é um modelo da primeira metade do século XX, com dois folhos iguais.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits