MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1264 Etn.
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Têxteis
Denominação:
Brasão da Casa dos Pescadores da Nazaré
Autor:
Desconhecido
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Seda
Dimensões (cm):
altura: 96; largura: 100;
Descrição:
Bandeira de seda amarela e encarnada ostentando o brasão antigo da Casa dos Pescadores da Nazaré: o escudo português ao centro de uma roda de leme, âncora e dois remos cruzados.
Incorporação:
Doação - Caixa Previdência e Abono de Família dos Profissionais de Pesca, delegação da Nazaré.
Proveniência:
Nazaré.
Origem / Historial:
Esta bandeira pertencia à Casa dos Pescadores da Nazaré, composta pelas cores locais amarelo e vermelho, envolvendo o brasão formado pelo escudo português ao centro de uma roda de leme e âncora. As Casas dos Pescadores foram criadas em 1937, no contexto do sistema corporativo do Estado Novo. Eram organismos de cooperação social, constituídos por pescadores, empresas de pesca, armadores e proprietários de embarcações. Tinham como finalidades principais garantir a educação, a assistência e a previdência social dos profissionais de pesca das respectivas áreas geográficas onde se localizavam. A Casa dos Pescadores da Nazaré recebeu alvará de criação em 1938. Em 21 de maio de 1941, era inaugurado o respectivo edifício sede na Av. Vieira de Guimarães, bem como o Bairro dos Pescadores, localizado a sul desta rua. Após a extinção das Casa dos Pescadores em 1976, a Junta Central das Casas dos Pescadores (JCCP) foi convertida na Caixa de Previdência e Abono de Família dos Profissionais de Pesca e as Casas dos Pescadores passaram a constituir delegações administrativas. Desde 1983, os Paços do Concelho estão instalados no antigo edifício da Casa dos Pescadores da Nazaré.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica