MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 29 de setembro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
88 Pint.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Zé - Fecha a Porta
Datação:
1943 d.C.
Suporte:
Platex
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 49; largura: 39;
Descrição:
Retrato de jovem, identificado pelo autor como "Zé - Fecha Porta". Numa representação seccionada pelo peito, a figura direcciona a cabeça a 3/4, para o lado esquerdo, deixando sua face esquerda mais iluminada. Apresenta casaco e camisola de tons castanhos e barrete preto na cabeça. Fundo de cor neutra, castanho cinzento, mais iluminado no lado superior direito da composição.
Incorporação:
Doação - Oferta do autor.
Origem / Historial:
Este retrato representa José Salsinha Paquete, uma figura "típica" da Nazaré. José Salsinha Paquete (1920-1975) nasceu a 11 de Novembro de 1920, na Nazaré, um dos 19 filhos de José Salsinha Paquete e de Celestina Hipólito. A sua alcunha “Zé – Fecha a Porta” derivou de um facto ocorrido com o próprio pai, do tempo de namoro. Gente humilde e de escassos meios económicos, era obrigada a recorrer à caridade, não só na Nazaré como pelas localidades vizinhas. Assim, apenas com oito anos, José Salsinha Paquete começou a trabalhar no mar com uma lanchinha emprestada, onde pescava faneca à linha, "pesca ao dedo". Um ano depois, já participava na pesca do arrasto. Contudo, só obteve cédula marítima em 1940, com dinheiro emprestado. Na tentativa de melhorar as suas condições económicas, vai viver para Peniche, regressando à Nazaré dois anos depois, “tão pobre quanto fora”. Aqui, continua a faina, exercendo funções de camarada e “chamador”, datando a sua última matrícula de 1956 e vindo a falecer um ano mais tarde (Biografia baseada no texto "Figuras do quotidiano da Nazaré", Museu Dr. Joaquim Manso, 1985).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica