MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 18 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1172 Etn.
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Rapa (miniatura)
Título:
Novo Leonor José
Autor:
Sabino, Augusto
Local de Execução:
Portugal: Nazaré
Datação:
1988 d.C.
Matéria:
Madeira
Dimensões (cm):
altura: 45; largura: 20,5; comprimento: 62;
Descrição:
Reprodução em miniatura, numa escala aproximada de 1/20, da rapa "Novo Leonor José". Embarcação de convés, borda falsa e as correspondentes amuradas e alcaxas, delimitada pela borda (alcatrate / talabardão) e verdugo. Ao longo do costado e para reforço do casco, existe uma cinta de cada lado. Tem casa de motor pintada de verde e cabine de leme branca com porta verde. Sobre esta, além de quatro luzes, possui antena de rádio e radiogoniómetro. Do lado bombordo, uma patesca. Possui guincho e alador, dois mastros com "caranguejas" ou paus de carga providos de teques, tendo o mastro do lado da proa uma "luz" avisadora de que a rede está na água e duas de presença. No convés, uma gaiuta dá acesso ao rancho. A obra viva é preta e o casco é pintado de cinzento, amarelo e verde. Em cada um dos lados da proa, a preto, o n.º de matrícula - N2156 C e a denominação "Novo Leonor José". Na denominada "cara" do barco, inscrito em desenho com a forma de escudo amarelo, as iniciais "JHL" organizadas em monograma (preto). Na popa lê-se "Nazaré". Aparelhado com lancha auxiliar (inv. n.º 1173 Etn.), rede, balde, vertedouro (miniaturas).
Incorporação:
Compra - Adquirido ao autor, Augusto Sabino
Proveniência:
Nazaré.
Origem / Historial:
O original foi registado na Capitania do Porto da Nazaré em 30/08/1965, com o n.º N 2156 C e com a denominação "Novo Leonor José", propriedade de José Batalha Meco. Tinha as dimensões: comp.:11,64 m; boca: 4,23 m; pontal: 1,30 m; ton. bruta: 17,90 t. Usou motor Volvo Penta de 133 H.P. Inicialmente, era destinado à pesca costeira com aparelhos de anzol, mas, em 25/07/1970, foi autorizado a pescar com arte do candil e, em 05/07/1975, a usar redes cercadoras. Possuía lancha auxiliar "Ana, Rita, Inês" (inv. n.º 1173 Etn. - miniatura).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica