MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1171 Etn.
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Meios de transporte
Denominação:
Lancha (miniatura)
Título:
Nádia Carina
Autor:
Sabino, Augusto
Local de Execução:
Portugal: Nazaré
Datação:
1988 d.C.
Matéria:
Madeira
Dimensões (cm):
altura: 11,5; largura: 12,5; comprimento: 29;
Descrição:
Reprodução em miniatura, numa escala aproximada de 1/15, da lancha com o n.º de matrícula N 2055 L. Embarcação de boca aberta, fundo chato, coberta arqueada, casa de água e três bancos. Na proa, "gaviete" e roldana. Popa cortada ou de painel com adaptação (recorte) para motor fora de bordo. Sobre as tábuas de falca, do lado da proa, uma "malagueta". Navega a remos (dois de cada lado nas respectivas enxamas). Tem dois paneiros, um à proa e outro à ré). Está aparelhado com 4 remos, uma gamela quadrangular, uma fateixa. Cores: branco, azul, vermelho e a obra viva a preto. Em cada um dos lados da proa, inscritos em rectângulos negros, o n.º N 2055 L e, na "cara" do barco, sobre fundo branco, o desenho a vermelho da "Cruz de Cristo". Na ré, a letras pretas, a denominação "Nadia Carina".
Incorporação:
Compra - Adquirido ao autor, Augusto Sabino.
Proveniência:
Nazaré.
Origem / Historial:
O original foi registado na Capitania do Porto da Nazaré em 02/11/1960, com o n.º de matrícula N 2055 L, propriedade de José Chicharro. Tinha as dimensões: comp. 4 m; boca: 1,63 m; pontal: 0,60 m; ton.bruta: 0,845t. Destinava-se à pesca local com arte de anzol e redes de emalhar simples.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica