MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 24 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1044 Fot.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Título:
Há hora do banho (banhistas e barracas)
Datação:
1913 d.C.
Suporte:
Vidro
Dimensões (cm):
altura: 13; largura: 18;
Descrição:
Fotografia a p/b da praia da Nazaré, com "Senhoritos" (gente de fora) em traje de passeio à frente das barracas brancas, sentados em pequenos bancos ou em pé. Algumas barracas apresentam o nome do respetivo banheiro. Em primeiro plano, no canto inferior direito, um carrinho de mão de madeira. Em segundo plano, atrás das barracas, avista-se a parte superior dos chalets e do edifício dos Banhos Quentes; ao gundo, a encosta do Promontório e, no cimo, as casas do Sítio.
Incorporação:
Doação - Doada pelo Dr. Álvaro Laborinho, filho do autor. Despachos da SEC de 14.04.88 e do Secretário dos Assuntos Fiscais de 01.06.88.
Origem / Historial:
A fotografia retrata um momento da vida balnear na praia da Nazaré no início do século XX, nomeadamente, o momento de assistir ao banho (conforme o título redigido pelo fotógrafo), um espectáculo que fazia parte do ritual matinal. De manhã, cerca das 10 horas, era hora de tomar banho de mar, com a ajuda dos banheiros (frequentemente pescadores que também tinham barracas para alugar). Quem não se aventurava nos mergulhos de mar, ficava a assistir na linha de água ou junto às barracas que, então, eram alinhadas paralelamente ao mar. Os fatos-de-banho, que cobriam por completo o corpo, eram vestidos apenas para a hora do banho, depois rapidamente substítuidos por roupa enxuta, nas barracas. As mulheres ou filhas dos banheiros esperavam os "senhoritos" (banhistas ou veraneantes) junto das barracas com gamelas com água limpa, para lavar os pés.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica