MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Dr. Joaquim Manso
N.º de Inventário:
1021 Fot.
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Fotografia
Título:
Grupo em S. Brás m/família, idem Thomaz e Dr. Lopes M.
Datação:
1911 d.C.
Suporte:
Vidro
Dimensões (cm):
altura: 13; largura: 18;
Descrição:
Fotografia a p/b de grupo de três homens, várias senhoras e crianças, sentadas em pose para a fotografia, junto aos rochedos e escada de madeira no cimo do Monte de S. Brás, na Nazaré; identificados pelo autor como sendo a sua família, a família de Thomaz e Dr. Lopes M.
Incorporação:
Doação - Doada pelo Dr. Álvaro Laborinho, filho do autor. Despachos da SEC de 14.04.88 e do Secretário dos Assuntos Fiscais de 01.06.88.
Origem / Historial:
Título do autor, que identifica os retratados como sendo a sua família, assim como a família de Thomaz da Fonseca (que se encontra no canto superior direito) e do Dr. Lopes M. (possivelmente Lopes Oliveira, que se encontra no canto inferior esquerdo). Ao centro, por comparação com outras fotografias de Álvaro Laborinho, reconhece-se a figura do sogro do Dr. Lopes de Oliveira. Tomás da Fonseca (1877-1968) e Lopes Oliveira (1881-1971) eram activos propagandistas republicanos, também muito ligados à educação e ao ensino. Álvaro Laborinho desde cedo defendeu as ideias republicanas, sendo próximo destas duas figuras, que visitaram a Nazaré por diversas vezes, como documentam as suas fotografias datadas de 1910-1913.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica