MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 15 de dezembro de 2018    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
1462-B Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retábulo de Santa Auta
Título:
Chegada das Relíquias de Santa Auta à Igreja da Madre de Deus
Autor:
Gregório Lopes (activo desde 1513, morreu em 1550)
Datação:
1520 d.C. - 1525 d.C.
Matéria:
óleo
Suporte:
madeira de carvalho
Técnica:
Óleo sobre madeira de carvalho
Dimensões (cm):
altura: 69; largura: 74,5;
Descrição:
Destaca-se neste painel a fachada manuelina da Madre de Deus com a cimalha de ameias chanfradas alternando com escudos de três palas, gárgulas góticas e friso da cimalha com pequenas esferas em relevo. O portal tem arco trilobado, sendo o tímpano lavrado e encimado por molduras em voluta, rematando dos lados em bolotas. Completa o conjunto o escudo português (ao centro), ladeado pelo escudo com a divisa de D. João II (o pelicano) e o escudo com o símbolo da rainha D. Leonor (o camaroeiro). Os dois botaréus torsos que se dispõem lateralmente ao portal são encimados ao nível dos escudos por coroas reais de onde partem corohéos piramidais igualmente torsos. Dois panos de brocado de ouro com ramagens grená cobrem os botaréus e os lados do portal até ao nível do arco. Na fachada, por baixo de uma pequena janela rectangular, colocado sobre uma mísula, assenta um medalhão della Robbia com cercadura de festões de folhagem castanha com frutos amarelos e centro com fundo de esmalte esverdeado e a escultura da Virgem com o Menino. À direita dois vãos são rasgados, respectivamente, por duas janelas. O primeiro vão, com uma gárgula no ângulo, cimalha com friso igual ao do corpo principal da igreja e uma torre de dimensões reduzidas que termina com um batoréu torso rematado por corochéu cónico, apresenta uma abertura com arco de ogiva gótica e fundo verde nas vidraças, estando do lado direito novamente representado o camaroeiro. O segundo vão, mais recuado e mais baixo, tem um telhado de telhas mouriscas colocadas em três fiadas cor-de-rosa separadas por faixas amarelas. A janela é, à semelhança da anterior, gótica, embora surja com arco trilobado. De fronte ao portal está disposto um altar com um crucifixo e dois castiçais de prata dourada e, à esquerda, um púlpito armado forrado de brocado. No canto esquerdo do quadro, no prolongamento da fachada, pode-se distinguir um vão com quatro janelas de grades e em cuja parede se encosta uma tribuna coberta com um pano e forrada com um brocado de fio de ouro. Nela estão três personagens femininas, tendo a primeira sido já apontada como sendo a própria rainha D. Leonor. Santa Auta, de pé em primeiro plano, enverga panejamentos ricos compostos por uma gorra vermelha com um diadema de ouro, pedras e pérolas e hastes encimadas por trifólios de pérolas, pendendo-lhe sobre os cabelos uma jóias com cabochão vermleho no centro e pérolas na cercadura. O vestido é de damasco com fio de ouro e ramagens, com decote quadrado com um bico aberto no meio do peito, oraldo de verde e descobrindo parcialmente a camisa branca. O cinto que lhe cinge a cintura é largo e com fechos de ouro presos no centro por uma argola de ouro de onde pende uma corrente de elos dourados. O manto é de cetim vermelho com arabescos dourados e cercadura de pérolas, mangas largas e golpeadas reviradas nos punhos com canhões bordados a ouro e pérolas. Na mão esquerda a Santa segura um livro aberto encadernado a couro castanho e na mão direita revela uma seta e a palma do martírio. Entre a figura de Santa Auta e o plano fundeiro desenrola-se a procissão que transporta a arca funerária do galeão até ao Mosteiro.
Incorporação:
Transferência - Igreja da Madre de Deus
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica