MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
2163
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Cadeira
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
Século XIX (?) - primeira metade do século XX (?).
Matéria:
Nogueira; couro; latão.
Técnica:
Cadeira ensamblada, torneada e entalhada.
Dimensões (cm):
altura: 127,9; largura: 48,3; profundidade: 44;
Descrição:
Espaldar alto de forma rectangular, lados direitos encimados por pináculo de metal amarelo torneado. Cachaço alteado e recortado rematando em semi-circulo e o recorte inferior em chaveta, muito pronunciada. É revestido de couro lavrado, fixado por pregaria grossa de latão. Apoios do espaldar torneados em forma de balaústre, com fuste cilíndrico, entre anéis, que se colocam entre prismas de ligação com cantos chanfrados. Assento trapezoidal, com cintura de linhas rectas e cantos em aresta viva, igualmente revestido por couro lavrado, fixado por pregaria grossa de latão. Pernas torneadas repetindo a forma dos apoios do espaldar, terminando as dianteiras em pés de cachimbo e as traseiras em pé de secção quadrangular. Travessas laterais e traseira (esta colocada a maior altura) são igualmente torneadas de fino balaústres com anéis separados por bolacha. O couro do espaldar é decorado por moldura, constituída por friso de fiada de folhas estilizadas, que percorre o perímetro do espaldar, e, dispondo-se verticalmente, larga faixa, apresentando em cima um lambrequim com mascarão de onde se apoiam dois meninos desnudos. Os mesmos repetem-se ao centro segurando uma haste ondulante, com folhagem e suportando um escudo rectangular ostentando as armas da cidade da Guarda, rematado por coroa de cinco florões.
Incorporação:
Outro - Desconhecido
Origem / Historial:
Devido a esta cadeira estar decorada com o Brazão da Cidade da Guarda, podemos deduzir que é proveniente da Camâra Municipal da Guarda. Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003.

Bibliografia

Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004. , pág. 77

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica