MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
1828 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
São Pedro
Autor:
Oficina de Nuno Gonçalves
Datação:
1465 d.C. - 1490 d.C.
Matéria:
Têmpera e óleo (?)
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Têmpera e óleo (?) sobre madeira de carvalho
Dimensões (cm):
altura: 135,8; largura: 80,3;
Descrição:
Pintura sobre madeira representando São Pedro como Papa. Sobre um fundo com dois diferentes tipos de damasco verde, o Santo de traços rudes e de barba branca surge sentado num banco castanho, trajando vestes pontificias de cor vermelha, na cabeça a tiara papal tripartida, segurando com a mão direita enluvada as chaves e na esquerda uma funda com livro. Pormenor de pavimento ladrilhado no canto inferior direito.
Incorporação:
Compra - Aquisição a R. A. Newton (Londres)
Origem / Historial:
Segundo correspondência arquivada no MNAA, a venda da pintura ao museu é proposta pelo seu proprietário em 1923. R. A. Newton informa que a obra havia sido adquirida em Portugal por um seu irmão, ao tempo em que fôra Adido Comercial da Embaixada Britânica em Lisboa. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Bibliografia

PORFÍRIO, José-Luís - Pintura Portuguesa Museu Nacional de Arte Antiga/Portuguese Painting National Musuem of Ancient Art. Lisboa: Quetzal Editores, 1991, pág. -

GUSMÃO, Adriano de - Nuno Gonçalves, Colecção Saber, Série especial nº 5. Lisboa: PEA, 1957, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - Estudos de Pintura Antiga. Lisboa: 1943, pág. -

ABRANTES-VANDEVIVERE, Ana Paula e Ignace - Nuno Gonçalves - Novos Documentos. Estudo da Pintura Portuguesa do séc. XV. Lisboa: IPM, 1994, pág. -

GUSMÃO, Adriano de - Nuno Gonçalves. Lisboa: Artis, 1958, pág. -

MARKL, Dagoberto - O essencial sobre Nuno Gonçalves. Lisboa: INCM, 1987, pág. -

SANTOS, Reynaldo - Os Primitivos Portugueses (1450-1550). Lisboa: 1940, pág. -

DIAS, Pedro - O Gótico, História da Arte em Portugal, vol IV. Lisboa: Alfa, 1986, pág. -

TEIXEIRA, José Carlos da Cruz - A Pintura Portuguesa do Renascimento. Ensaio de Caracterização (dissertação de doutoramento em História da Arte, texto policopiado), 3 Vols.. Lisboa: 1991, pág. -

MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940, pág. -

GUSMÃO, Adriano de - "Os Primitivos e a Renascença", in Arte Portuguesa. Pintura (Dir. João Barreira). Lisboa: Edições Excelsior, 1948 e 1951, pág. -

MARKL, Dagoberto - O Retábulo de S. Vicente da Sé de Lisboa e os documentos. Lisboa: Caminho, 1988, pág. -

PORFÍRIO, José Luis - A Pintura no Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Banif-Reproscan, 1992, pág. -

RODRIGUES, Dalila - "Pintura Quatrocentista. O episódio de Nuno Gonçalves ou da Oficina de Lisboa", in História de Arte Portuguesa (dir. Paulo Pereira), vol. I. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica