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Animação Imagens

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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
13/107 Ilum
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Livro de Horas
Title:
Oração de S. Vicente
Author:
Oficina de Simon Bening
Workshop:
Oficina de Simão Bening
Date / Period:
1530 A.D - 1534 A.D
Holder:
Pergaminho
Technique:
Pintura a têmpera e ouro
Measurments (cm):
height: 13,3; width: 9,8;
Description:
Fólio 107. A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, em tons de castanho e dourado, a imitar madeira. Sobre ela é aplicada um outro quadro, com o mesmo tipo de enquadramento, onde se inicia a oração. Esta é escrita em latim, com caracteres góticos, a vermelho e preto. O texto apresenta uma inicial historiada. A letra "O" é pintada em tons de castanho e dourado sobre um fundo quadrangular verde. A letra é decorada com motivos vegetalistas a imitar ramos e folhas de acanto. No seu interior, o corpo de S. Vicente jaz num leito com dossel, permanecendo duas pessoas junto do santo. Na tarja direita, o corpo de S. Vicente é lançado à água, tendo pendurado ao pescoço uma mó. No bas-de-page, o corpo do santo é encontrado junto a uma praia por três pessoas. S. Vicente tem uma mó atada ao pescoço e outra aos pés.
Incorporation:
Transferência - Palácio das Necessidades
Origin / History:
Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza). Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III. Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755. Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.
 
     
     
   
     
     
     
 
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