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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
13/103 Ilum
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Livro de Horas
Título:
Oração a S. João Baptista
Autor:
Oficina de Simon Bening
Oficina / Fabricante:
Oficina de Simão Bening
Datação:
1530 d.C. - 1534 d.C.
Suporte:
Pergaminho
Técnica:
Pintura a têmpera e ouro
Dimensões (cm):
altura: 13,3; largura: 9,8;
Descrição:
Fólio 103. A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, em tons de castanho e dourado, a imitar madeira. Sobre ela é aplicada um outro quadro, onde se inicia o texto da oração. Este é escrito em latim, com caracteres góticos, a vermelho e preto. Apresenta duas iniciais iluminadas. A primeira "I" é pintada em tons de castanho e dourado, projectando a sua sombra sobre um fundo carmim. A segunda letra "P" é pintada em tons de rosa sobre um fundo creme. Ambas as letras apresentam uma decoração fitomórfica. A primeira letra inscreve-se ainda sobre uma vinheta historiada. Nesta é representada a degolação de S. João Baptista. O corpo do Santo jaz no chão já decapitado. Ele veste uma túnica de pele de camelo e um manto vermelho. O carrasco de espada na mão coloca a cabeça de S. João sobre uma bandeja que Salomé, vestida como uma dama de quinhentos, segura na mão. A tarja apresenta um enquadramento arquitectónico gótico final, pintada em tons de castanho e dourado. No topo uma cartela com uma inscrição, cujas letras são douradas sobre um fundo azul escuro. Na tarja direita, são representadas duas esculturas e entre estas num medalhão, figura o aparecimento de um anjo a Zacarias. Na tarja esquerda, num outro medalhão Zacarias escreve o nome do filho numa tabuinha. No bas-de-page, o nascimento de S. João Baptista. A mãe, Santa Isabel, é assistida por duas mulheres.
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidades
Origem / Historial:
Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza). Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III. Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755. Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa

Lisboa

1895

No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1992-06

1992-12

Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91

Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen

1991-09-29

1991-12-29

Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon

Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland

1999-03-26

1999-07-11

A Imagem do Tempo. Livros manuscritos ocidentais

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

2000-03-31

2000-07-02

XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura. Os Descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento.

Lisboa, Casa dos Bicos

1983-06

1983-09

 
     
     
   
     
     
     
 
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