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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
13/96v. Ilum
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Livro de Horas
Título:
Oração da Manhã
Autor:
Oficina de Simon Bening
Oficina / Fabricante:
Oficina de Simão Bening
Datação:
1530 d.C. - 1534 d.C.
Suporte:
Pergaminho
Técnica:
Pintura a têmpera e ouro
Dimensões (cm):
altura: 13,3; largura: 9,8;
Descrição:
Fólio 96 verso. Neste fólio, a iluminura antecede a oração da manhã. A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, pintado em tons de castanho e dourado, a imitar madeira. Na composição principal, é representada a câmara de um senhor. Ao centro, ele reza devotamente as orações da manhã, ajoelhado num coxim. À sua frente, vê-se uma cadeira tipo "dantesca" de metal, com coxins no assento e recosto muito alto forrado com tecido carmim. Atrás desta cadeira, está um aparador, com caixa sobre pernas e estante inferior. Na parte de cima deste móvel, e sobre uma toalha branca bordada e de frocos, estão um crucifixo e um castiçal de latão. Junto do senhor, um galgo dorme deitado no chão. À esquerda, sobre uma mesa-estante está uma bacia e um gomil em estanho. Ao fundo da câmara, o leito de canto, sobre um estrado, com colunas trabalhadas e dossel, com o capelo em telhado de pagode e decoração do alparavaz com lambrequins, recortes em trevo e pequenos pingentes. (Ferrão, 1990). Ao fundo, e ao centro, está suspenso na parede um relógio. À direita, a porta do quarto tem uma cortina verde, por onde espreitam duas pessoas e das quais uma segura na mão o manto do senhor. Na tarja é representada uma cadeia de ouro com pérolas incrustadas, safiras, e pingentes em ouro. Em baixo, dois putti.
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidades
Origem / Historial:
Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza). Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III. Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755. Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa

Lisboa

1895

No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1992-06

1992-12

Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91

Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen

1991-09-29

1991-12-29

Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon

Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland

1999-03-26

1999-07-11

A Imagem do Tempo. Livros manuscritos ocidentais

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

2000-03-31

2000-07-02

XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura. Os Descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento.

Lisboa, Casa dos Bicos

1983-06

1983-09

 
     
     
   
     
     
     
 
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