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OBJECT DETAILS
Museum: Museu Nacional de Arte Antiga Inventory number: 13/93v. Ilum Author: Oficina de Simon Bening Workshop: Oficina de Simão Bening Date / Period: 1530 A.D - 1534 A.D Technique: Pintura a têmpera e ouro Measurments (cm): height: 13,3; width: 9,8; Description: Fólio 93 verso.
A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, pintado em tons de castanho e dourado, a imitar madeira.
Na composição principal, é representada a câmara de um senhor, onde se fazem vários preparativos para que se possa deitar. Ao centro, o senhor, com camisa de noite, touca, chinelas e roupão, reza devotamente as orações da noite, ajoelhado num coxim sobre um tapete oriental. Em frente a ele, uma cadeira tipo "dantesca" de metal, com coxins no assento e recosto muito alto forrado com tecido. Atrás da cadeira, um aparador, com caixa sobre pernas e estante inferior, onde estão a bacia e o gomil em prata. Em cima, sobre uma toalha branca bordada e de frocos, um crucifixo e um castiçal de latão, com vela acesa. À esquerda, um fogão com os seus "cães" de ferro e dois braços de luz , com as velas acesas, na pardieira. Um dossel carmim, liso cobre o conjunto. Ao fundo, o leito de canto, sobre um estrado, com colunas trabalhadas e dossel, tendo o capelo em telhado de pagode e decoração do alparavaz com lambrequins, recortes em trevo e pequenos pingentes pendurados. Os pagens tratam de abrir a cama e acender o lume, enquanto duas pessoas espreitam à entrada da câmara para ver o que se passa (Ferrão, 1990).
Na tarja é representada uma cena noturna, passada no exterior da residência do senhor. Denote-se a presença de vários guardas.
Incorporation: Transferência - Palácio das Necessidades
Origin / History: Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza).
Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III.
Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755.
Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.
Bibliography | SANTOS, Reynaldo dos - "Iluminura Manuelina" in Oito Séculos de Arte Portuguesa - História e Espírito, vol. III. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidad, 1970, pág. - | BEAUMONT, Maria Alice - "Livro de Horas" in Observador, nº64. Lisboa: 5.5.1972, pág. - | GUSMÃO, Adriano de - "Século XVI Iluminura " Cap. Os Primitivos e a Renascença in Arte Portuguesa/Pintura,vol. publicado sobre a direcção de João Barreira. Lisboa: Excelcior, s/d, pág. - | FERRÃO, Bernardo - Mobiliário Português. Dos Primórdios ao Maneirismo. A Centúria de Quinhentos, vol. II. Porto: Lello & Irmãos - Editores, 1990, pág. - | DIAS, Pedro; SERRÃO, Vítor - "A Pintura, a Iluminura e a Gravura dos Primeiros Tempos do Século XVI", in História da Arte em Portugal, vol. 5 - "O Manuelino". Lisboa: Alfa, 1986, pág. - | |
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