|
OBJECT DETAILS
Museum: Museu Nacional de Arte Antiga Inventory number: 13/87v. Ilum Author: Oficina de Simon Bening Workshop: Oficina de Simão Bening Date / Period: 1530 A.D - 1534 A.D Technique: Pintura a têmpera e ouro Measurments (cm): height: 13,3; width: 9,8; Description: Fólio 87 verso.
A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, pintado em tons de castanho e dourado, a imitar madeira. No topo da tarja esquerda, apresenta um enquadramento gótico.
Na composição principal, é representada, na antecâmara, Nossa Senhora de vestido e manto azul. A Virgem sentada tem um livro aberto no colo, e outro fechado, sobre uma mesa-estante. Junto deste móvel, encontra-se uma bolsa cor-de-rosa, de onde sai um papel. E do lado esquerdo de Maria, uma cesta com panos brancos, contém provavelmente os seus bordados. À sua direita, apresenta-se o anjo de túnica branca e manto dourado bordado a verde, preso por um firmal em ouro e com uma safira, na cabeça uma coroa e um ceptro de ouro na mão esquerda, enquanto eleva a outra em direcção ao céu. Sobre a cabeça de Nossa Senhora está a pomba do Espírito Santo. Um pouco mais atrás, à direita, uma jarra dourada com vários lírios brancos. No tecto está um capelo de dossel verde bordado a ouro. Ao fundo na câmara, um leito com dossel plano e alparavaz, cortinas semi-abertas atadas e colcha, sendo ambas vermelhas. Ao fundo janelas com vidraças e do lado direito um portal mainelado, que deixa ver uma paisagem e um jardim fechado com uma cerca, canteiros e uma árvore ao centro.
Na tarja direita, vê-se uma casa, por onde espreita uma criança. No bas-de-page, uma mulher caminha com uma cesta à cabeça e outra no braço, segurando ao mesmo tempo, um galo. À sua frente, um homem monta num burro e leva consigo um animal. Ambos se deslocam em direcção a um castelo senhorial, para o qual mais pessoas se dirigem com outras oferendas.
Incorporation: Transferência - Palácio das Necessidades
Origin / History: Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza).
Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III.
Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755.
Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.
Title | Local | Begin Date | End Date | Catalog Number | Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa | Lisboa | 1895 | | | No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1992/06 | 1992/12 | | Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91 | Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen | 1991/09/29 | 1991/12/29 | | Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon | Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland | 1999/03/26 | 1999/07/11 | | A Imagem do Tempo. Livros manuscritos ocidentais | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000/03/31 | 2000/07/02 | | XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura. Os Descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento. | Lisboa, Casa dos Bicos | 1983/06 | 1983/09 | | |
|
|