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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 13/87v. Ilum Denominação: Livro de Horas Autor: Oficina de Simon Bening Oficina / Fabricante: Oficina de Simão Bening Datação: 1530 d.C. - 1534 d.C. Técnica: Pintura a têmpera e ouro Dimensões (cm): altura: 13,3; largura: 9,8; Descrição: Fólio 87 verso.
A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, pintado em tons de castanho e dourado, a imitar madeira. No topo da tarja esquerda, apresenta um enquadramento gótico.
Na composição principal, é representada, na antecâmara, Nossa Senhora de vestido e manto azul. A Virgem sentada tem um livro aberto no colo, e outro fechado, sobre uma mesa-estante. Junto deste móvel, encontra-se uma bolsa cor-de-rosa, de onde sai um papel. E do lado esquerdo de Maria, uma cesta com panos brancos, contém provavelmente os seus bordados. À sua direita, apresenta-se o anjo de túnica branca e manto dourado bordado a verde, preso por um firmal em ouro e com uma safira, na cabeça uma coroa e um ceptro de ouro na mão esquerda, enquanto eleva a outra em direcção ao céu. Sobre a cabeça de Nossa Senhora está a pomba do Espírito Santo. Um pouco mais atrás, à direita, uma jarra dourada com vários lírios brancos. No tecto está um capelo de dossel verde bordado a ouro. Ao fundo na câmara, um leito com dossel plano e alparavaz, cortinas semi-abertas atadas e colcha, sendo ambas vermelhas. Ao fundo janelas com vidraças e do lado direito um portal mainelado, que deixa ver uma paisagem e um jardim fechado com uma cerca, canteiros e uma árvore ao centro.
Na tarja direita, vê-se uma casa, por onde espreita uma criança. No bas-de-page, uma mulher caminha com uma cesta à cabeça e outra no braço, segurando ao mesmo tempo, um galo. À sua frente, um homem monta num burro e leva consigo um animal. Ambos se deslocam em direcção a um castelo senhorial, para o qual mais pessoas se dirigem com outras oferendas.
Incorporação: Transferência - Palácio das Necessidades
Origem / Historial: Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza).
Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III.
Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755.
Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.
Título | Local | Data Início | Encerramento | N.º Catálogo | Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa | Lisboa | 1895 | | | No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1992-06 | 1992-12 | | Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91 | Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen | 1991-09-29 | 1991-12-29 | | Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon | Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland | 1999-03-26 | 1999-07-11 | | A Imagem do Tempo. Livros manuscritos ocidentais | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-03-31 | 2000-07-02 | | XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura. Os Descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento. | Lisboa, Casa dos Bicos | 1983-06 | 1983-09 | | |
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