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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 13/87v. Ilum Denominação: Livro de Horas Autor: Oficina de Simon Bening Oficina / Fabricante: Oficina de Simão Bening Datação: 1530 d.C. - 1534 d.C. Técnica: Pintura a têmpera e ouro Dimensões (cm): altura: 13,3; largura: 9,8; Descrição: Fólio 87 verso.
A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, pintado em tons de castanho e dourado, a imitar madeira. No topo da tarja esquerda, apresenta um enquadramento gótico.
Na composição principal, é representada, na antecâmara, Nossa Senhora de vestido e manto azul. A Virgem sentada tem um livro aberto no colo, e outro fechado, sobre uma mesa-estante. Junto deste móvel, encontra-se uma bolsa cor-de-rosa, de onde sai um papel. E do lado esquerdo de Maria, uma cesta com panos brancos, contém provavelmente os seus bordados. À sua direita, apresenta-se o anjo de túnica branca e manto dourado bordado a verde, preso por um firmal em ouro e com uma safira, na cabeça uma coroa e um ceptro de ouro na mão esquerda, enquanto eleva a outra em direcção ao céu. Sobre a cabeça de Nossa Senhora está a pomba do Espírito Santo. Um pouco mais atrás, à direita, uma jarra dourada com vários lírios brancos. No tecto está um capelo de dossel verde bordado a ouro. Ao fundo na câmara, um leito com dossel plano e alparavaz, cortinas semi-abertas atadas e colcha, sendo ambas vermelhas. Ao fundo janelas com vidraças e do lado direito um portal mainelado, que deixa ver uma paisagem e um jardim fechado com uma cerca, canteiros e uma árvore ao centro.
Na tarja direita, vê-se uma casa, por onde espreita uma criança. No bas-de-page, uma mulher caminha com uma cesta à cabeça e outra no braço, segurando ao mesmo tempo, um galo. À sua frente, um homem monta num burro e leva consigo um animal. Ambos se deslocam em direcção a um castelo senhorial, para o qual mais pessoas se dirigem com outras oferendas.
Incorporação: Transferência - Palácio das Necessidades
Origem / Historial: Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza).
Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III.
Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755.
Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.
Bibliografia | SANTOS, Reynaldo dos - "Iluminura Manuelina" in Oito Séculos de Arte Portuguesa - História e Espírito, vol. III. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidad, 1970, pág. - | BEAUMONT, Maria Alice - "Livro de Horas" in Observador, nº64. Lisboa: 5.5.1972, pág. - | GUSMÃO, Adriano de - "Século XVI Iluminura " Cap. Os Primitivos e a Renascença in Arte Portuguesa/Pintura,vol. publicado sobre a direcção de João Barreira. Lisboa: Excelcior, s/d, pág. - | FERRÃO, Bernardo - Mobiliário Português. Dos Primórdios ao Maneirismo. A Centúria de Quinhentos, vol. II. Porto: Lello & Irmãos - Editores, 1990, pág. - | DIAS, Pedro; SERRÃO, Vítor - "A Pintura, a Iluminura e a Gravura dos Primeiros Tempos do Século XVI", in História da Arte em Portugal, vol. 5 - "O Manuelino". Lisboa: Alfa, 1986, pág. - | |
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