MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
13/79v. Ilum
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Livro de Horas
Título:
Santo Atanásio
Autor:
Oficina de Simon Bening
Oficina / Fabricante:
Oficina de Simão Bening
Datação:
1530 d.C. - 1534 d.C.
Suporte:
Pergaminho
Técnica:
Pintura a têmpera e ouro
Dimensões (cm):
altura: 13,3; largura: 9,8;
Descrição:
Fólio 79 verso. A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, pintado em tons de castanho e dourado, a imitar a madeira. Na composição principal, Papa Libério é representado numa cadeira em madeira com características góticas. O Papa enverga uma dalmática e um pluvial branco e dourado. O pluvial é preso por um firmal em ouro. Este tem na cabeça uma mitra e segura na mão esquerda um livro com capa dourada. A cadeira possui nas ilhargas uma decoração gótica e montante com colunas encimadas por anjos. Este forma um dossel coberto com panos vermelhos e um drap d' honneur atrás. Na parte da frente do dossel, uma inscrição a dourado e um festão floral, com uma borla ao centro. À direita encontra-se o imperador Constâncio e à esquerda o Santo Atanásio e, no meio dos dois, Eusébio. Esta cena remonta ao Concílio de Milão de 355, convocado pelo Papa S. Libério. Neste evento o imperador Constâncio procurou que o Papa afastasse Santo Atanásio do seio da igreja. Para convencer o Papa, Constâncio enviou o eunuco Eusébio com ouro para comprar o Sumo Pontíficie. A ideia de Constâncio era, também, fazer com que Roma aceitasse os arianos. No topo de ambas as tarjas, apresenta-se um enquadramento gótico. À esquerda, uma casa de vários andares e à sua frente um pequeno jardim fechado por uma cerca. Dentro dele, uma dama sentada no chão sobre a relva. Em baixo, duas damas preparam dois símio e um cavalo para um torneio (ver ficha 13/80 Ilum).
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidades
Origem / Historial:
Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza). Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III. Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755. Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa

Lisboa

1895

No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1992-06

1992-12

Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91

Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen

1991-09-29

1991-12-29

Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon

Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland

1999-03-26

1999-07-11

A Imagem do Tempo. Livros manuscritos ocidentais

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

2000-03-31

2000-07-02

XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura. Os Descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento.

Lisboa, Casa dos Bicos

1983-06

1983-09

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica