MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, April 25, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
13/26v. Ilum
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Livro de Horas
Title:
Horas da Virgem-Virgem das Dores
Author:
Oficina de Simon Bening
Workshop:
Oficina de Simão Bening
Date / Period:
1530 A.D - 1534 A.D
Holder:
Pergaminho
Technique:
Pintura a têmpera e ouro
Measurments (cm):
height: 13,3; width: 9,8;
Description:
Fólio 26 verso. Neste fólio a iluminura é dedicada a Virgem, pertencente às Horas da Virgem. A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, em tons de castanho e dourado, a imitar madeira. Ao centro da iluminura, a Virgem Maria é enquadrada por motivos arquitectónicos góticos, em tons de castanho e dourado. Nossa Senhora é representada de manto azul e com as mãos postas sobre o peito. à sua frente estão depositados: o manto, a coroa de espinhos e os cravos com que Cristo foi pregado na cruz e três dados. Por detrás da Virgem, a ideia de luz é dada através de semi-circulos em tons de amarelo e laranja despontando a partir de Maria raios de luz. Na tarja da iluminura composta por motivos arquitectónicos destacam-se medalhões que relatam as sete dores da Virgem (de baixo, da direita para a esquerda): Circuncisão, Fuga para o Egipto, Jesus entre os Doutores, Cristo a caminho do Calvário, o Calvário, a Descida da Cruz e a Deposição no Túmulo.
Incorporation:
Transferência - Palácio das Necessidades
Origin / History:
Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza). Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III. Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755. Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.

Title

Local

Begin Date

End Date

Catalog Number

Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa

Lisboa

1895

No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1992/06

1992/12

Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548) - Europália 91

Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antwerpen

1991/09/29

1991/12/29

Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon

Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland

1999/03/26

1999/07/11

A Imagem do Tempo. Livros manuscritos ocidentais

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

2000/03/31

2000/07/02

XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura. Os Descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento.

Lisboa, Casa dos Bicos

1983/06

1983/09

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits