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Animação Imagens

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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
13/24v. Ilum
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Livro de Horas
Título:
Horas da Virgem-Coroação da Virgem
Autor:
Oficina de Simon Bening
Oficina / Fabricante:
Oficina de Simão Bening
Datação:
1530 d.C. - 1534 d.C.
Suporte:
Pergaminho
Técnica:
Pintura a têmpera e ouro
Dimensões (cm):
altura: 13,3; largura: 9,8;
Descrição:
Fólio 24 verso. Neste fólio a iluminura é dedicada à Coroação da Virgem, pertencente às Horas da Virgem. A iluminura tem um enquadramento à maneira de moldura, em tons de castanho e dourado, a imitar madeira. No quadro principal, Nossa Senhora de vestido azul e manto branco bordado com motivos a ouro está de joelhos perante a imagem de Deus. Ele com uma veste vermelha, e cujo o manto é preso por um firmal com uma esmeralda incrustrada. Deus segura na mão esquerda uma coroa que sustém sobre a cabeça de Maria. Ele está sentado sobre um banco de madeira que apresenta uma decoração gótica. Atrás das personagens principais uma luz forte em tons de dourado, rosa e azul tem delíneado vários rostos de anjos. Em baixo, dois anjos seguram uma cortina, cuja sanefa tem uma inscrição a ouro: "Tota Pulcra est Amica Mea et".
Incorporação:
Transferência - Palácio das Necessidades
Origem / Historial:
Este Livro de Horas é tradicionalmente atribuído à Oficina de Simão de Bening. Esta atribuição resulta dos estudos comparativos com outras obras realizadas por este iluminador, como o Breviário de Grimani (Biblioteca Marciana, Veneza). Quanto ao destinatário, alguns estudiosos relacionam este códice como uma oferta de Damião de Góis a D. Catarina, e outros como pertencente ao infante D. Fernando. Ambas as posições podem ser contestadas pela representação das Armas Reais Portuguesas no fólio 1v. Dagoberto Markl avança com a hipótese de se tratar de uma encomenda do próprio rei, D. João III. Segundo a inscrição no fólio 1v., a actual encadernação foi feita em Paris, em 1755. Este Livro de Horas, pertencente às Colecções Reais, foi transferido para o Museu Nacional de Arte Antiga, proveniente do Palácio das Necessidades, no arrolamento dos bens reais.
 
     
     
   
     
     
     
 
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