MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
297 Mov
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Mesa-escritório (de estrado)
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
XVI d.C.
Matéria:
Zimbro e cedro, ferro. Casquinha (restauros).Ferragens em ferro.
Técnica:
Decoração incisa. Cavilhado.6 engonços no tampo e 2 no batente.
Dimensões (cm):
altura: 44; largura: 75,5; profundidade: 28;
Descrição:
Mesa de duas abas móveis que se fecham sobre o tampo. Frente com batente que ao abrir, se apoia numa corrediça deslizante inserida na base, ao centro. Decoração incisa. As abas que se articulam por meio de três gonzos (cada), quando desdobradas mostram o desenho de um tabuleiro de xadrez emoldurado por uma tarja larga, onde se representaram dragões alados de corpo formado por enrolamentos de folhagem. A marcar os cantos, encontram-se quadrifólios estilizados. No batente, destaca-se em reserva rectangular uma figura feminina com coifa de rede e traje da época, rodeada por ramos floridos. Ladeando a reserva dispõem -se de forma invertida dois dragões alados com o corpo em S, preenchido com o desenho de"IIs" repetidos. Ao centro superiormente representam-se duas cabeças de dragões de forma simétrica e em baixo junto à corrediça estão desenhadas duas grandes corolas, a base é recortada. Nas ilhargas, também de base recortada, inscrevem-se grandes quadrifólios. Costas sem decoração. Abrindo o batente, sem decoração no reverso e com fechadura embutida, mostram-se cinco gavetas dispostas em duas ordens: três em cima e duas em baixo. As frentes das gavetas, em perspectivado reentrante, mostram o mesmo tipo de decoração variando os motivos : nas superiores, aves de rapina afrentam dragões; em cada uma das gavetas inferiores, uma ave de rapina desenrola o seu corpo de folhagem terminando em tulipa. Os puxadores das gavetas fixos em espelhos recortados em forma de flor, são do tipo "tesoura". O batente apresenta exteriormente espelho de fechadura em forma de escudo com duas cabeças de pássaro recortadas e desenhos gravados. Pelas suas dimensões este móvel indica que se colocava no estrado fazendo parte de um grupo numeroso de peças designadas vulgarmente por "móveis de estrado"." ...hua banquinha de pao de jacaranda para estrado" (Leão). Trata-se igualmente de um móvel que combina várias funções.
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos, Convento de S. Bento, Viana do Castelo
Origem / Historial:
Na exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola realizada em 1882, figurou com o nº130, com a seguinte descrição: "Contador de madeira com cinco gavetas. Tem ornatos gravados representando folhagens e arabescos, etc.Do tampo superior pendem por meio de gonzos duas abas que se podem dobrar sobre o mesmo tampo e em cima tem o jogo de xadrez". Na listagem de 1891 por extinção do Convento de S. Bento, figura com a seguinte designação "uma caixa com taboleiro para jogo de damas ".sendo avaliado em 80 reis. No rol dos bens da Academia de Belas Artes, também de 1891, figura com a seguinte designação "caixa com aba e gaveta de madeira embutida".(IAN/TT; AHMF; Cx 2053) Este móvel foi inventariado inicialmente no Museu, na secção denominada Caixas com o nº de inventário 7cx figurando no Livro de Inventário do Museu Nacional de Belas Artes, nº19 como "caixa de madeira com jogo de damas embutido" e com a seguinte anotação de 14 de Setembro de1943, "não foi encontrado" . Em 31 de Julho de 1943, figura com o nº 297 no livro de Inventário nº12 Mobiliário com a seguinte denominação "arca com aba e gavetas" (25). Na exposição de Artes Decorativas portuguesas realizada no Museu de Arte Antiga em 1979, figura no catálogo com a denominação "escritório de estrado".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica