Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
2523 Des
Material:
Tinta castanha e branca
Holder:
Papel azul-acinzentado
Technique:
Desenho à pena e aguarelado a tinta castanha e branca
Measurments (cm):
height: 49,4 ; width: 37,5 ;
Description:
Composição rectangular com a zona superior em remate semi-circular. A composição encontra-se emoldurada por uma fina linha castanha. Em cima, ao centro, uma luz intensa ou sol ilumina a cena para a qual ascende Cristo, de braços estendidos e levemente abertos. Os seus pés encontram-se pousados a meio da composição, sobre uma cartela com uma inscrição em latim. Na parte superior da composição, de ambos os lados, entre as nuvens, grupos compactos de anjos, alguns tocando diversos instrumentos musicais. Na metade inferior da composição, sobre um chão irregular, dispõem-se diversos grupos de figuras, na maioria masculinas, mas também algumas femininas no grupo da esquerda, representando os apóstolos e companheiros de Jesus.
"Quer se possa tratar do [estudo para o] retábulo-mór de S. Julião de Lisboa (Serrão), quer se destinasse ao retábulo da Capela de Jesus do convento de Cristo em Tomar (Markl), o certo é que não há informação segura sobre o destino desta composição em pintura, já formalmente ensaiada por Fernão Gomes na Transfiguração do Funchal" (JASC, Lisboa, 1995)
Incorporation:
Compra - Adquirido a A. Carvalho de Aguiar (Lisboa), através de verbas do Legado Valmor