MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, March 28, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu da Guarda
Inventory number:
1082
Supercategory:
Arte
Category:
Mobiliário
Name:
Secretária de cilindro
Author:
Desconhecido
Production Place:
Portugal ?
Date / Period:
Século XIX (?) - século XX (?)
Material:
Madeira de nogueira; pinho; latão.
Technique:
Secretária maciça com folheados.
Measurments (cm):
height: 133; width: 124,8; depth: 102,3;
Description:
Secretária de cilindro, constituída por dois corpos: o superior apresenta um pequeno alçado, de forma paralelepipédica ao baixo, com perímetro percorrido por moldura corrida, rematando, atrás e nas ilhargas por peça subida, com lados de perfil côncavo. Na frente deste alçado dispõe-se uma ordem de três gavetas - a central de maiores dimensões. A frente deste corpo apresenta uma tampa, em quarto de cilindro, com estrias horizontais. Ilhargas de linhas direitas, percorridas por friso periférico e recorte frontal, moldurado, acompanhando a curvatura da tampa. Esta, quando accionada, deslizava para o interior, revelando uma fábrica com sete escaninhos, separados por entrepanos verticais, de linhas direitas, rematando superiormente por pala recortada. Os escaninhos das extremidades, de maior largura, sobrepõem-se, a uma gaveta de frente lisa e pequeno puxador de metal torneado. Por baixo coloca-se uma travessa, igualmente com frente lisa. O corpo inferior apresenta tampo rectangular, ligeiramente saliente e liso. Ilhargas direitas e apaineladas e cantos apilastrados percorridos por duas caneluras verticais que se prolongam pelas pernas. Estas apresentam secção quadrangular, com pés "calçados" por socos de metal amarelo apoiados em pequenos rodízios. Na frente deste corpo dispõe-se uma ordem de três gavetas, sendo a central de maior largura. Por baixo das gavetas laterais apresenta uma outra gaveta, criando uma abertura central, recortada, para colocação das pernas do utilizador. Frente das gavetas percorrida por friso moldurado. Puxadores das gavetas centrais de argola lisa, com espelhos circulares e espelhos de fechadura recortados e vazados. Nas seis gavetas laterais da peça os espelhos de fechadura assumem a forma de uma chapa rectangular, igualmente recortados e vazados, que se dispõem entre os espelhos dos puxadores de forma circular.
Incorporation:
Legado - de Adelaide Sofia Outeiro Patricío Gil
Origin / History:
A 30 de Dezembro de 1953, por morte de Adelaide Sofia Outeiro Patrício Gil, foi legado ao Museu da Guarda. Esta secretária pertenceu ao poeta Augusto Gil e fazia parte do mobiliário que decorava o seu escritório. Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003. Por desconhecimento e através dos documentos existentes na época da realização do inventário do Museu da Guarda a peça foi considerada como sendo incorporada no período compreendido entre 1940 - 1969, como sendo doação da família de Augusto Gil. Em 2006 foram encontrados novos dados pela Drª. Joana Pereira Técnica Cientifica, tendo sido corrigida a data, o modo de incorporação e a doação. Participou na actividade "Visita Temática Conhecer a Cidade", realizada a 23 de Novembro de 2007, no Museu da Guarda, com a Escola Básica Augusto Gil da Guarda. Exposta na exposição permanente do Museu da Guarda para a visita guiada ao Movimento Cristão dos Reformados em 8 de Março de 2008.

Bibliography

Jornal "A Guarda". Guarda: Casa Veritas, 2/5/1975, pág. -

Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004. , pág. 81

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits