MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 18 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
1077
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Cadeira de secretária
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
Século XIX - inicío do século XX.
Matéria:
Madeira de nogueira; couro.
Dimensões (cm):
altura: 83; largura: 59,5; profundidade: 59,5;
Descrição:
Cadeira de secretária, encosto curvo constituído por peça boleada disposta horizontalmente, descrevendo semi-círculo, projectando-se frontalmente em linha recta. É suportada por quatro apoios que se situam no prolongamento das quatro pernas - o das dianteiras alargando em direcção ao topo, unindo-se às suas extremidades. As costas e os lados são estofados e revestidos por três secções quadrangulares, duas laterais e uma traseira, fixadas por pregaria miúda de latão. O assento acompanha a forma do espaldar com aro da frente encurvado e liso.
Incorporação:
Legado - de Adelaide Sofia Outeiro Patrício Gil.
Origem / Historial:
A 30 de Dezembro de 1953, por morte de Adelaide Sofia Outeiro Patrício Gil, foi legado ao Museu da Guarda. Esta cadeira pertenceu ao poeta Augusto Gil e fazia parte do mobiliário que decorava o seu escritório. Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003. Por desconhecimento e através dos documentos existentes na época da realização do inventário do Museu da Guarda a peça foi considerada como sendo incorporada no período compreendido entre 1940 - 1969, como sendo doação da família de Augusto Gil. Em 2006 foram encontrados novos dados pela Drª. Joana Pereira Técnica Cientifica, tendo sido corrigida a data, o modo de incorporação e a doação. Participou na Actividade "Visita Temática Conhecer a Cidade", realizada a 23 de Novembro de 2007, no Museu da Guarda com a Escola Básica Augusto Gil da Guarda. Exposto na Exposição permanente do Museu da Guarda para a visita guiada ao Movimento Cristão dos Reformados em 8 de Março de 2008.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica