MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 24 de outubro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
1077
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Cadeira de secretária
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
Século XIX - inicío do século XX.
Matéria:
Madeira de nogueira; couro.
Dimensões (cm):
altura: 83; largura: 59,5; profundidade: 59,5;
Descrição:
Cadeira de secretária, encosto curvo constituído por peça boleada disposta horizontalmente, descrevendo semi-círculo, projectando-se frontalmente em linha recta. É suportada por quatro apoios que se situam no prolongamento das quatro pernas - o das dianteiras alargando em direcção ao topo, unindo-se às suas extremidades. As costas e os lados são estofados e revestidos por três secções quadrangulares, duas laterais e uma traseira, fixadas por pregaria miúda de latão. O assento acompanha a forma do espaldar com aro da frente encurvado e liso.
Incorporação:
Legado - de Adelaide Sofia Outeiro Patrício Gil.
Origem / Historial:
A 30 de Dezembro de 1953, por morte de Adelaide Sofia Outeiro Patrício Gil, foi legado ao Museu da Guarda. Esta cadeira pertenceu ao poeta Augusto Gil e fazia parte do mobiliário que decorava o seu escritório. Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003. Por desconhecimento e através dos documentos existentes na época da realização do inventário do Museu da Guarda a peça foi considerada como sendo incorporada no período compreendido entre 1940 - 1969, como sendo doação da família de Augusto Gil. Em 2006 foram encontrados novos dados pela Drª. Joana Pereira Técnica Cientifica, tendo sido corrigida a data, o modo de incorporação e a doação. Participou na Actividade "Visita Temática Conhecer a Cidade", realizada a 23 de Novembro de 2007, no Museu da Guarda com a Escola Básica Augusto Gil da Guarda. Exposto na Exposição permanente do Museu da Guarda para a visita guiada ao Movimento Cristão dos Reformados em 8 de Março de 2008.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica