MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, May 05, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
106 Tap
Supercategory:
Arte
Category:
Têxteis
Name:
A Pintura
Authors:
Cozette, Pierre François (1714-1801)
Restout, Jean
Production Place:
França
Manufacture Center:
Manufactura dos Gobelins
Workshop:
Cozette
Date / Period:
1741 A.D
Material:
Lã e seda
Measurments (cm):
height: 426; width: 576;
Description:
A tapeçaria pertence à Armação das Artes. Existe outro pano da mesma série "A escultura" no Palácio das Necessidades. Na cabeceira da cercadura, que mimetiza uma moldura de talha dourada, inscreve-se a legenda GRATIOR EST IN PULCHRO CORPORE VIRTUS («A VIRTUDE É MAIS GRACIOSA NO CORPO FORMOSO»). A tapeçaria simboliza a Arte da Pintura. A cena passa-se no atelier do pintor Apeles, no momento da visita de Alexandre o Grande. A Pintura, ela própria , está representada por duas telas montadas nos cavaletes. Um, no canto inferior direito, oculta a própria coisa pintada mostrando-nos a estrutura do cavalete e a grade da tela. O outro ocupa a parte central da composição e funciona como a chave de todo o discurso: o modelo, Compasque, quase sobrepondo-se à sua representação pictórica . Todo o ambiente está repleto de representações / referências à escultura e à arquitectura, companheiras irmãs da arte representada. Apeles apaixona-se de tal forma pelo seu modelo, Compasque concubina de Alexandre o Grande, que o príncipe acaba por cedê-la ao seu pintor favorito. Este é um tema importante tratado sob diversas formas de arte ao longo do séc. XVIII. Ao apropriar-se do modelo o artista apropria-se, através da sua capacidade imitativa, da realidade e da própria Arte, até então pertença do Poder. Em uma pasta, à esquerda, lê-se : "Restout 1739" e, no canto inferior esquerdo: "Cozette exuit". Cercadura mimetizando moldura em talha dourada.
Incorporation:
Transferência - Palácio Nacional de Sintra / Presidência do Conselho de Ministros (1939)
Origin / History:
Palácio Nacional de Sintra / Presidência do Conselho de Ministros (1939) O Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea, possui um desenho a aguarela de Alberto Augusto de Sousa, datado de 1923, com a denominação de “Sala dos Gobelins (Palácio de Sintra)” [inv. 562], em que surge representada esta tapeçaria.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits