MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 24 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
106 Tap
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Têxteis
Denominação:
A Pintura
Autores:
Cozette, Pierre François (1714-1801)
Restout, Jean
Local de Execução:
França
Centro de Fabrico:
Manufactura dos Gobelins
Oficina / Fabricante:
Cozette
Datação:
1741 d.C.
Matéria:
Lã e seda
Dimensões (cm):
altura: 426; largura: 576;
Descrição:
A tapeçaria pertence à Armação das Artes. Existe outro pano da mesma série "A escultura" no Palácio das Necessidades. Na cabeceira da cercadura, que mimetiza uma moldura de talha dourada, inscreve-se a legenda GRATIOR EST IN PULCHRO CORPORE VIRTUS («A VIRTUDE É MAIS GRACIOSA NO CORPO FORMOSO»). A tapeçaria simboliza a Arte da Pintura. A cena passa-se no atelier do pintor Apeles, no momento da visita de Alexandre o Grande. A Pintura, ela própria , está representada por duas telas montadas nos cavaletes. Um, no canto inferior direito, oculta a própria coisa pintada mostrando-nos a estrutura do cavalete e a grade da tela. O outro ocupa a parte central da composição e funciona como a chave de todo o discurso: o modelo, Compasque, quase sobrepondo-se à sua representação pictórica . Todo o ambiente está repleto de representações / referências à escultura e à arquitectura, companheiras irmãs da arte representada. Apeles apaixona-se de tal forma pelo seu modelo, Compasque concubina de Alexandre o Grande, que o príncipe acaba por cedê-la ao seu pintor favorito. Este é um tema importante tratado sob diversas formas de arte ao longo do séc. XVIII. Ao apropriar-se do modelo o artista apropria-se, através da sua capacidade imitativa, da realidade e da própria Arte, até então pertença do Poder. Em uma pasta, à esquerda, lê-se : "Restout 1739" e, no canto inferior esquerdo: "Cozette exuit". Cercadura mimetizando moldura em talha dourada.
Incorporação:
Transferência - Palácio Nacional de Sintra / Presidência do Conselho de Ministros (1939)
Origem / Historial:
Palácio Nacional de Sintra / Presidência do Conselho de Ministros (1939) O Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea, possui um desenho a aguarela de Alberto Augusto de Sousa, datado de 1923, com a denominação de “Sala dos Gobelins (Palácio de Sintra)” [inv. 562], em que surge representada esta tapeçaria.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica