MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
1090
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Pedra de Armas do Bispo da Guarda D. Tomáz Gomes de Almeida
Título:
Brazão do Bispo D. Tomáz Gomes de Almeida
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal.
Centro de Fabrico:
Guarda. Portugal.
Oficina / Fabricante:
Regional. Guarda. Portugal.
Datação:
1883 d.C. - 1903 d.C.
Matéria:
Granito
Técnica:
Cantaria
Dimensões (cm):
altura: 82,7; largura: 81;
Descrição:
Pedra de Armas de D. Tomaz Gomes de Almeida, Bispo da Guarda. Escudo ovalado (prelado), partido de um traço vertical e dois horizontais. Em cada dobre-cruz um besante. De cada lado do escudo um cordão com seis borlas (indicam a categoria de Bispo), que saíriam de um chapéu eclesiástico que falta. Por baixo do escudo uma concha. Na parte superior do escudo, no lado direito a parte superior de báculo, e no lado esquerdo mitra. Por cima do escudo dois encaixes onde se fixava coroa que falta.
Incorporação:
Outro - Desconhecido
Origem / Historial:
Origem: Guarda. Do Seminário ou da Capela e Sacristia do Paço Episcopal onde foram realizadas obras de vulto durante o seu Bispado. Na Sé da Guarda está a sepultura do Bispo D. Tomáz Gomes de Almeida que apresenta uma pedra de armas muito semelhante à existente no Museu da Guarda. D. Tomaz Gomes de Almeida Nasceu a 25 de Novembro de 1836 no lugar da Lomba, freguesia de Castelões, do então concelho de Macieira de Cambra [atualmente Vale de Cambra], onde foi batizado na igreja paroquial de S. Pedro em 30 de Novembro. Tomou posse da Diocese da Guarda por procuração em 23 de Setembro de 1883, e fez a sua entrada solene na Sé Catedral da Guarda em 14 de Outubro de 1883. Foi Bispo da Guarda até à sua morte em 1903.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica