MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
366 Esc
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Gaiteiro e mulher com oferendas (figuras de presépio)
Título:
Gaiteiro e mulher com oferendas
Autor:
António Ferreira
Local de Execução:
Portugal; Lisboa
Oficina / Fabricante:
Lisboa; António Ferreira
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Barro
Técnica:
Esculturas modeladas em vulto pleno. Cozidas e policromadas.
Dimensões (cm):
altura: 68;
Descrição:
Grupo escultórico de presépio composto por uma figura feminina e uma figura masculina. A mulher está representada a segurar com o braço direito um cesto de vime à cabeça, onde se mostram ovos tapados com um pano, e com duas galinhas no regaço, dentro de um pano que segura com a mão esquerda. Acompanha-a um tocador de gaita de foles, trajado à época, calçado com botas. Grupo dinâmico. Na policromia dominam os azuis, branco, castanho, verde e as carnações.
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos. Lisboa, Convento do Sacramento (nº 30, 2ª relação)
Origem / Historial:
O Presépio entrou na colecção do Museu Nacional de Arte Antiga a partir da incorporação dos bens do Convento do Sacramento (Lisboa) ocorrida em 1913. Considerando que o Convento do Sacramento serviu de depósito após a extinção das corporações religiosas em 1834, alguns autores defendem que a sua origem poderá ser a comunidade religiosa da Cartuxa de Laveiras, entre os quais Diogo de Macedo ("A Escultura Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII". In Revista Ocidente, Lisboa, 1945, p. 100) e, mais recentemente, Alexandre Pais (Presépios Portugueses Monumentais do Século XVIII em Terracota, Lisboa, Dissertação de Mestrado em História da Arte Apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1998, p. 181). Baseando-se em documentação contemporânea da incorporação no Museu, Sérgio Guimarães de Andrade supôs, por sua vez, que a origem das peças fosse, porém, o Convento de Santa Teresa de Carnide.
Iconografia e Heráldica

Tipo

Descrição

Imagem

Iconografia

Grupo de presépio: vendeira de ovos e galinhas; tocador de gaita de foles.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica