MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, July 21, 2019    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
1981 Pint
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Title:
Retrato de D. Leonor de Áustria
Author:
Joss van Cleve
Date / Period:
1530 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Madeira de carvalho
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 25; width: 19;
Description:
A retratada é D. Leonor de Áustria (1498-1558), irmã de Carlos V, mulher do rei D. Manuel de Portugal (1519) e de Francisco I de França (1530). Surge aqui profusamente ataviada de jóias, tendo na mão direita um anel com um rubi, provável alusão ao casamento que o xadrez diplomático da Casa de Áustria secretamente lhe impôs, em 1526, após a sua efémera estadia na corte portuguesa (ver historial).
Incorporation:
Doação - Oferta de Calouste Gulbenkian.
Origin / History:
Esta pintura foi adquirida na venda da Colecção do Castelo de Nijenrode, Amesterdão, em 1923. Foi posteriormente oferecida ao Estado por Calouste Gulbenkian. Existem retratos idênticos a este em Londres, Madrid, Chantilly, Haia, Viena de Áustria e Cincinatti. O de Hampton Court tem sido considerado exemplar autógrafo de Van Cleve, chamado a França pelos emissários de Francisco I a fim de executar retratos ao natural do rei, da rainha e de outros membros da família real. Esta versão do MNAA é a única da série em que D. Leonor se mostra com um chapéu ricamente decorado e esboçando o gesto de apresentação do anel.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits