|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 1829 Pint Denominação: São João Evangelista e as Santas Mulheres no Túmulo de Cristo Título: São João Evangelista e as Santas Mulheres depois do enterro de Cristo Datação: 1509 d.C. - 1513 d.C. Suporte: Madeira de carvalho Dimensões (cm): altura: 83; largura: 79,5; Descrição: O episódio representado sucede à deposição de Cristo no Túmulo. A Virgem, amparada por São João e duas das Santas Mulheres, abandona a gruta em que Cristo foi sepultado. Do lado direito, sobre um fundo de paisagem, duas Santas Mulheres num plano intermédio da representação. Incorporação: Compra - Adquirido a Leonel Harris (Londres).
Origem / Historial: Esta pintura fez parte de um retábulo da igreja do Convento da Madre de Deus de Xabregas, em Lisboa. Dado que o Convento foi fundado por D. Leonor, rainha viúva de D. João II e irmã do rei D. Manuel, em 1509, é de crer que a encomenda deste conjunto tenha sido efectuada imediatamente, havendo mesmo autores (Friedlander) que apontam como data de feitura dos quadros os anos anteriores a 1511. Com efeito, segundo um documento publicado por Reynaldo dos Santos, em 1513 o Rei D. Manuel oferecia ao Mosteiro um pano para cobrir as pinturas do altar-mor.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliografia | CARVALHO, José Alberto Seabra - "Pinturas da Madre de Deus do tempo da Rainha D. Leonor", in Igreja da Madre de Deus, história, conservação e restauro. Lisboa: IPM, 2002, pág. - | FIGUEIREDO, José de - Metsys e Portugal. Separata de Mélanges Hulin de Loo. s.l.: s.e., 1931, pág. - | BOSQUE, A. de - Quentin Metsys. Bruxelles: 1975, pág. - | DACOS, Nicole - "Les artistes flamands et leur influence au Portugal", in Flandres et Portugal. Anvers: 1991, pág. - | SILVER, L. - The paintings of Quentin Massys with Catalogue Raisonné. Montclair (NJ): 1984, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - O Políptico da Madre de Deus de Quentin Metsys. Lisboa: Museu Nacional Arte Antiga, 1939, pág. - | REIS-SANTOS, Luis - Obras-primas da Pintura Flamenga dos séculos XV e XVI em Portugal. Lisboa: 1953, pág. - | FRIEDLANDER, Max Jacob - Die Altniederlandische Malerei, Vol. VII. Berlin: 1929, pág. - | BERTAUX, Émile - "La Rennaissance en Espagne et au Portugal", in Histoire de l'Art (dir. André Michel), Tomo IV. Paris: Armand Colin, 1911, pág. - | REIS-SANTOS, Luís - "Quentin Metsys - seus discípulos e continuadores em Portugal", in Panorama, nº11. Lisboa: 1942, pág. - | |
|
|