|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 1367 Pint Autor: Oficina de Nuno Gonçalves Oficina / Fabricante: Oficina lisboeta de Nuno Gonçalves Datação: 1450 d.C. - 1490 d.C. Suporte: Madeira de carvalho Dimensões (cm): altura: 115,5; largura: 89,3; Descrição: Este santo bispo ou prior é habitualmente identificado com São Teotónio, prior do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
Sentado num banco de castanho sobre um fundo de damasco verde, o Santo ostenta na cabeça uma mitra branca com galão dourado e na mão o báculo. Incorporação: Transferência - Mosteiro de São Vicente de Fora, Lisboa
Origem / Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliografia | PORFÍRIO, José-Luís - Pintura Portuguesa Museu Nacional de Arte Antiga/Portuguese Painting National Musuem of Ancient Art. Lisboa: Quetzal Editores, 1991, pág. - | GUSMÃO, Adriano de - Nuno Gonçalves, Colecção Saber, Série especial nº 5. Lisboa: PEA, 1957, pág. - | ABRANTES-VANDEVIVERE, Ana Paula e Ignace - Nuno Gonçalves - Novos Documentos. Estudo da Pintura Portuguesa do séc. XV. Lisboa: IPM, 1994, pág. - | GUSMÃO, Adriano de - Nuno Gonçalves. Lisboa: Artis, 1958, pág. - | MARKL, Dagoberto - O essencial sobre Nuno Gonçalves. Lisboa: INCM, 1987, pág. - | SANTOS, Reinaldo dos - Os Primitivos Portugueses, 1450-1550. Lisboa: Academia Nacional Belas Artes, 1940, pág. - | REIS-SANTOS, Luis - Estudos de Pintura Antiga. Lisboa: 1943, pág. - | DIAS, Pedro - O Gótico, História da Arte em Portugal, vol IV. Lisboa: Alfa, 1986, pág. - | TEIXEIRA, José Carlos da Cruz - A Pintura Portuguesa do Renascimento. Ensaio de Caracterização (dissertação de doutoramento em História da Arte, texto policopiado), 3 Vols.. Lisboa: 1991, pág. - | MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940, pág. - | GUSMÃO, Adriano de - "Os Primitivos e a Renascença", in Arte Portuguesa. Pintura (Dir. João Barreira). Lisboa: Edições Excelsior, 1948 e 1951, pág. - | MARKL, Dagoberto - O Retábulo de S. Vicente da Sé de Lisboa e os documentos. Lisboa: Caminho, 1988, pág. - | PORFÍRIO, José Luis - A Pintura no Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Banif-Reproscan, 1992, pág. - | SANTOS, Reinaldo dos - Nuno Gonçalves, Pintor Português do séc. XV e o seu Retábulo para o Mosteiro de S. Vicente de Fora. Londres: Phaidon Press, 1955, pág. - | RODRIGUES, Dalila - "Pintura Quatrocentista. O episódio de Nuno Gonçalves ou da Oficina de Lisboa", in História de Arte Portuguesa (dir. Paulo Pereira), vol. I. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. - | |
|
|